A importância da Sinalização de Segurança para Empresas

placas de sinalização de incêndio
Placas de Sinalização de Incêndio
14/02/2020
comunicação visual no ipiranga
Comunicação Visual no Ipiranga
03/03/2020

A importância da Sinalização de Segurança para Empresas

sinalização de segurança do trabalho
 
A sinalização de segurança faz parte do dia a dia de vários profissionais. Em diversos ambientes de trabalho é possível notar a presença de orientações e alertas que facilitam a nossa vida. Se muito bem utilizado, essas sinalizações se tornam um meio de comunicação importantíssimo para a prevenção de acidentes de trabalho. Sua utilização correta é indicada na Norma Regulamentar 26.

Para muitos dos especialistas da área de segurança do trabalho, a sinalização de segurança é fundamental para a orientação dos trabalhadores em relação as riscos existentes nos locais de trabalho, e também para a orientação correta de certos procedimentos, como informar sobre a utilização obrigatória de EPIs, por exemplo;

Especialistas dizem que, se o cumprimento da sinalização de segurança fosse instalada de forma efetiva, grande parte dos acidentes de trabalho nem aconteceriam, mas infelizmente ela ainda é vista como despesa por muitas empresas.

A importância da sinalização de segurança

sinalização de segurança

A sinalização de segurança é um conjunto de estímulos que proporcionam a melhor orientação para os profissionais, os quais saberão se comportar em determinados locais e circunstâncias. Dessa forma, ela tem muita importância quando o assunto é segurança.

A sinalização de segurança tem como objetivo informar os empregados dos riscos inerentes à atividade profissional. Isso faz com que os indivíduos tomem atitudes preventivas e de autoproteção.

Essas medidas reduzirão os riscos de acidentes de trabalho, otimizando a qualidade do ambiente. Assim, os trabalhadores poderão exercer as suas funções de maneira tranquila e responsável, algo que aumentará os resultados da empresa.

Vale destacar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mesmo implícita, prevê a obrigatoriedade de se adotar medidas de segurança, mediante uso dos instrumentos de sinalização. Já as normas regulamentadoras, a exemplo da NR 26, são responsáveis por especificar cada caso.

placas rota de fugaPowered by Rock Convert

Veja as categorias da sinalização de segurança

É preciso frisar que os sinais, as suas cores e formas, assim como os seus números e dimensões serão variáveis conforme o grau de risco, da importância, do perigo e da extensão a cobrir cada zona. Vejamos as categorias:

1. Sinalização de perigo



Indica a necessidade de adoção de cautela, precaução ou que não se tenha acesso ao local em virtude do perigo presente. Será instalado um símbolo de cor preta sobre uma base amarela, borda preta em formato triangular.

Essa placa trará a informação que o setor é uma área restrita, traz risco de contaminação ou de queda de objetos, como exemplo, pode ser um espaço de alta tensão, dentre outras condições.

2. Sinalização de emergência

placas de sinalização

Demonstra saídas ou equipamentos de emergências e rotas de fuga, entre outros. Nesses casos, utilizam uma figura branca em cima de um fundo verde em geometria retangular ou quadrada.

É uma maneira de orientar, estratégica e imediatamente, em casos de incêndio, vazamentos de gás ou outras situações de perigo que necessitem de evasão rápida.

3. Sinalização de proibição

sinalização de proibição

É um guia de quais atitudes são proibidas em determinados lugares ou no tocante a materiais, equipamentos ou substâncias. É feito o uso de símbolos com fundo vermelho e com formato retangular.

Assim, ocorrerá a eficiente prevenção de acidentes, o que torna o ambiente mais seguro, proporcionando melhor desempenho daqueles que fazem parte da empresa.

4. Sinalização de obrigação



Tem como fim indicar a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual (EPI), em momentos ou locais definidos. Esse aviso é feito mediante um pictograma branco sobre fundo azul e de forma circular.

Seu principal objetivo é prevenir acidentes no ambiente de trabalho, os quais acarretam grandes prejuízos para os empregados e empregadores.

5. Sinalização de incêndio



É uma medida de segurança indispensável que objetiva sinalizar e facilitar a evacuação ágil do espaço, assim como viabilizar a localização de equipamentos para o trabalho de combate ao incêndio. Usa-se um sinal branco por cima de um fundo vermelho no retângulo ou quadrado.

Em situações como essa, é normal que as pessoas entrem em desespero. Sendo assim, a sinalização adequada será um guia para seguirem as rotas de fuga, evitando a ida para uma direção equivocada. Além disso, acelera o trabalho do Corpo de Bombeiros.

6. Sinalização de obstáculos e locais perigosos



Indica quais locais possuem obstáculos ou são perigosos, sobretudo para facilitar a imediata saída das pessoas dos setores em situações de extrema necessidade de evacuação rápida e sem pânico.

Utiliza-se listras de cor vermelho e branco ou amarelo e negro, alternadas com superfícies sensivelmente similares e uma inclinação de cerca de 45º. São faixas que ficam entorno da zona perigosa ou do obstáculo.

Sobre o uso das cores nas sinalizações de segurança

cores sinalização de segurança

A NR 26 – Sinalização de Segurança, estabelece padrões para o uso de cores para sinalização no local de trabalho e visa prevenir acidentes, identificar equipamentos de proteção e delimitar áreas fazendo a identificação do encanamento utilizados na indústria para líquidos e gases.

O uso de sinalização de segurança é obrigatório para todos os tipos de empresas, independentemente do número de empregados, é importante que exista indícios de perigos, riscos, guias para localização e delimitação de caminho. É uma maneira de se comunicar com os funcionários para avisar sobre ameaças no local de trabalho. As cores estimulam nossa percepção, mas devem ser usadas o com precaução para evitar distração e confusão.

placas rota de fugaPowered by Rock Convert

Significado das cores na sinalização de segurança

Agora que sabemos a importância das cores dos sinais nos lugares. Veja como determinar a cor certa e descubra mais sobre a diferença entre as cores das sinalizações de segurança abaixo. Confira:

Vermelho: indica combate a incêndio e equipamento de proteção. Ela também significa proibição.

Laranja: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, acúmulo de ácidos, interior de caixas protetoras para dispositivos elétricos.

Amarelo: tenha cuidado. Indicado para situações muito arriscadas que exigem grande atenção.

Verde: indicação de segurança. São avisos, guias de localização, macas, entrada de sala de emergência e saídas de emergência.

Azul: indica ações e informações necessárias. Advertências contra o uso e movimentação de equipamentos.

Branco: Faixas de localização, direção, circulação.

Conte com uma empresa especializada

Ter o auxílio de uma empresa especialista para a instalação da sinalização de segurança é imprescindível, pois ela respeitará as regras estabelecidas pelas normas. Com isso, evitará que o empregador seja responsabilizado, o que pode ocasionar sérios danos. Além disso a sinalização de segurança contribuirá na proteção concreta dos trabalhadores.

Esperamos que você tenha compreendido a relevância de adotar uma sinalização de segurança na sua empresa, pelo fato de trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para o empregador.

Conte sempre com a Forthlux para projetar e produzir sua sinalização de segurança. Entre em contato com nosso departamento comercial.
placas rota de fugaPowered by Rock Convert
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat