Empresas de Comunicação Visual: Conheça tudo sobre!

Fachada de ACM no Barueri
Fachada de ACM em Jardins
11/12/2020
ideias de fachadas de lojas
Cinco ideias de Fachadas de Lojas
06/01/2021

Empresas de Comunicação Visual: Conheça tudo sobre!

empresas de comunicação visual
 

Quer saber TUDO sobre as empresas de comunicação visual? Continue a leitura!

Comunicar significa transmitir uma mensagem por imagens, sons ou sensações.

A comunicação visual é essencial para os seres humanos se comunicarem. Já pensou as ruas sem placas de trânsito?

Sendo assim, quando se trata de uma empresa de comunicação visual, estamos falando de uma organização que transmite todo meio de comunicação através de componentes visuais, para passar a mensagem que o cliente deseja.

As empresas de comunicação visual utilizam de estratégias de marketing não verbais para promover uma empresa, como nas redes sociais e também nas mídias físicas.

Sendo assim, trouxemos para você TUDO sobre Empresas de Comunicação Visual. Vamos lá? Falaremos sobre os seguintes tópicos:

  • O que é comunicação visual?
  • O que as empresas de comunicação visual fazem?
  • Qual a importância das empresas de comunicação visual?
  • Vale a pena investir em comunicação visual?
  • Diferenças entre uma empresa de comunicação visual e uma agência de publicidade e propaganda.

O que é comunicação visual?

empresas de comunicação visual

A comunicação visual pode acontecer pelas mídias tradicionais, como flyers, revistas, folders, jornais, outdoor, fachadas, banners e faixas, ou também pelas mídias sociais, como fotos, vídeos e anúncios.

Agora, quando se trata de uma empresa de comunicação visual, estamos falando de profissionais que produzem os elementos da identidade visual do seu comércio, unindo cores, formas e frases para chamar atenção do público-alvo.

Normalmente, a mesma identidade visual do comércio físico é utilizada nas mídias sociais. Firmando ainda mais a mensagem que a marca quer passar.

O que as empresas de comunicação visual fazem?

A empresa é responsável por produzir todos os elementos visuais e também é responsável por toda instalação.

Fachadas de lojas, identificações e sinalizações internas são só alguns exemplos do que a empresa faz.

Não somente no comércio em si, mas também os materiais podem ser distribuídos nos pontos de ônibus, metrôs, carros envelopados, placas, banners e faixas.

É responsabilidade da empresa de comunicação visual produzir os elementos da identidade e também a instalação. Mas, quem cria este material visual?

As agências de publicidade e propaganda que são responsáveis pela criação de todo material, como a criação do logo, escolha da fonte, cores, entre outros.

Em outras palavras, a empresa de comunicação visual é responsável por auxiliar e ''imprimir'' o material. Já a agência de publicidade e propaganda é responsável pela criação primária da mídia.

E é importante ressaltarmos que, ambos os profissionais possuem noções de publicidade, marketing e design.

A maioria das empresas de comunicação visual unem as duas áreas, possuindo uma equipe capacitada de publicidade e propaganda para auxiliar os clientes que chegam sem nenhum material em mãos.

Por fim, a equipe ficará responsável pelo primeiro contato com o cliente, ouvir a sua ideia e desenvolver uma mídia. Mas não se preocupe, falaremos mais abaixo!

Qual a importância da comunicação visual?

A informação que a sua loja passa é muito importante, afinal, está diretamente ligada à percepção que o cliente terá a respeito da marca e é capaz de mudar seu posicionamento no mercado.

O visual é a maneira mais bem assertiva de comunicação. Empresas que optam pelo conteúdo visual comemoram os resultados da melhor forma. Seja em relação a seguidores, leads e clientes.

Se a sua empresa não utiliza ferramentas visuais, independente do meio que for, está perdendo muitas oportunidades até mesmo de fechar mais negócios!

Portanto, sua empresa deve ter uma identidade visual que mostre a sua posição no mercado.

E como grande parte da percepção sensorial dos seres humanos ocorrem pela visão, entender e aplicar esse conceito é essencial para que as informações sejam passadas ao público, aumentando as chances do cliente comprar.

Vale a pena investir em comunicação visual?

empresas de comunicação visual

A resposta para essa pergunta é sim! Investir em uma empresa de comunicação visual é agregar mais valor a sua marca e garantir que seus clientes nunca mais a esqueçam.

Uma falha na comunicação pode trazer os resultados mais indesejáveis que uma empresa pode ter, como por exemplo, não atingir as metas de vendas ou os clientes associarem o seu comércio com outro, ou até mesmo não entenderem de qual ramo você é e o que está vendendo.

Só para exemplificar: você abriu um estabelecimento de comida e não pesquisou sobre as cores que despertam a fome... somente escolheu qualquer cor para ser a fachada do seu comércio.

Diferenças entre uma empresa de comunicação visual e uma agência de publicidade e propaganda

Pode até parecer que ambas desempenham a mesma função pelo fato de comunicação visual estar ligada a publicidade, mas esse pensamento está totalmente equivocado.

As empresas de comunicação visual são responsáveis por fabricar e instalar a fachada e as sinalizações internas do comércio.

São diversos materiais produzidos, como:

  • Placas fotoluminescentes;
  • Fachada em ACM;
  • Letras Caixa;
  • Painéis luminosos;
  • Totens;
  • Adesivos jateados;
  • Envelopamento de veículos;
  • E adesivação digital.

Já a agência de publicidade e propaganda é responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação do material.

Tem a função de usar frases e imagens para que o público se aproxime cada vez mais da marca.

A agência faz isso através da pesquisa de mercado, entendendo o público alvo e indo até mais a fundo ao ponto de desenvolver personas.

É nesta pesquisa que é analisado o comportamento do cliente, seus gostos e sua rotina. E como etapa final, traça uma estratégia de publicidade e marketing para alcançá-lo.

A agência é responsável por:
  • Atender o cliente;
  • Planejar;
  • Criar;
  • E desenvolver as mídias.

Contudo, a agência de propaganda planeja e cria as mídias, enquanto a empresa de comunicação visual fabrica e às tornam reais!

Por isso é essencial que ambas trabalhem juntas, para que haja sintonia e o projeto fique impecável.

Conclusão

empresas de comunicação visual

A empresa de comunicação visual que você escolher resultará na qualidade do produto final.

Por isso é importante contratar empresas especializadas, que possuem máquinas modernas, equipes experientes e que trabalhem com materiais de primeira linha. Além de um bom atendimento e cumprimento de prazos, claro.

Por esse motivo, é de muita importância saber escolher a empresa de comunicação visual!

Conheça a Forthlux

A Forthlux conta com profissionais altamente capacitados e com uma tecnologia de impressão digital de alta resolução e qualidade de imagem. Além de trabalhar com matérias primas de primeira.

Cuidamos do seu projeto em todas as etapas: criação, produção e instalação.

Quer saber mais? Clique aqui para ver exemplos e fale com a gente :)

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *