Envelopamento de Frota: saiba tudo sobre

letra caixa com led
Letra Caixa com Led: Saiba tudo sobre
10/09/2020
placas de sinalização interna
Placas de Sinalização Interna: saiba tudo sobre
14/10/2020

Envelopamento de Frota: saiba tudo sobre

 

O envelopamento de frota é uma técnica de comunicação visual que personaliza o veículo e é uma ótima opção para quem procura despertar atenção de clientes em potencial para o próprio negócio divulgando a marca.

Mas, você sabia que esse tipo de técnica pode ser utilizada também para proteger o automóvel? Hoje vamos falar tudo sobre Envelopamento de Frota. Confira!

O que é envelopamento de frota?

envelopamento de frota

Tenho certeza que você já viu um veículo adesivado nas ruas!

Envelopamento de frota (ou adesivação de veículos) são aqueles carros que as empresas usam para se auto divulgar, com slogans e informações de contato.

Alguns também gostam de utilizar a técnica em seus carros pessoais colocando cores diferentes e acabamentos foscos.

Basicamente o envelopamento veicular é uma “cobertura/película’’ adicional para a lataria do automóvel, e justamente por isso, oferece uma maior proteção.

É interessante saber também que alguns lugares o envelopamento é chamado plotagem de veículos.

Tipos de materiais para envelopamento de frota

envelopamento de frota

Os tipos de envelopamento são Adesivo PVC Vinil, Poliuretano e Envelopamento Líquido. Saiba detalhadamente como é cada um e qual a diferença entre eles:

Adesivo PVC Vinil

O método mais comum de envelopamento de frota é com o PVC Vinil!

O adesivo está disponível em diversas cores e além disso, o cliente pode escolher entre dois acabamentos: filmes cast e calandrados.

Para determinar qual vinil é o ideal basta pensar na forma do veículo:

  • Filmes Cast são maleáveis e são feitos para superfícies curvas e complexas;
  • Calandrados são feitos para utilização em superfícies planas e curvas simples.

Poliuretano

O Poliuretano é um material transparente que, não altera a cor do veículo e também não possibilita divulgação nenhuma, é exclusivamente para a proteção do veículo.

Envelopamento líquido

O envelopamento líquido se trata de uma tinta especial com os mesmos objetivos da adesivação, com variedade de cores e estilos.

O custo é mais elevado do que o envelopamento tradicional. Mas, em contrapartida, essa opção elimina o risco de bolhas e má colagem dos tradicionais adesivos.

Benefícios do envelopamento de frota

envelopamento de frota

Destacar a marca

O mercado é extremamente competitivo para todos os segmentos, e sua maior estratégia será de destacar!

Utilizar os carros da frota da empresa como estratégia de marketing é uma ótima maneira de alcance e divulgação.

Escolher uma boa empresa de comunicação visual será fundamental, temos um post pra você sobre isso.

Pense que o veículo estará em movimento e as frases, imagens e toda a arte do envelopamento de frota devem ser consumidas rapidamente. Isto significa que a mensagem adesivada no carro (sobre a sua marca) deve ser facilmente memorizada na mente do cliente.

E é muito importante também se atentar que o automóvel envelopado leva o nome da empresa. Portanto, contrate bons motoristas e adquira um sistema de gestão de frotas para que você possa monitorar.

Baixo Custo

O envelopamento da frota é uma ótima opção para empresas que se preocupam com a desvalorização de seus veículos no mercado, já que a sua duração é de aproximadamente nove anos e seu custo é muito baixo comparado a uma pintura.

Mais Proteção

O envelopamento protege a pintura do veículo de diversas formas: da ação do tempo, contra raios ultravioleta (prejudiciais à lataria) e de pequenos arranhões e descuidos que geram desgaste na pintura, o que contribui para a desvalorização do carro no mercado.

O que pode dar errado no envelopamento de frota?

envelopamento de frota

O principal erro que pode acontecer no processo de envelopamento de frota diz respeito a escolha da empresa de comunicação visual, como citamos acima. Já que adesivos de procedência ruim prejudicam a pintura original do veículo.

É necessário estar atento também na hora da aplicação, pois uma preparação inadequada compromete toda a aplicação.

A limpeza deve ser iniciada com água limpa e detergente neutro e em seguida descontaminar a superfície com solução Desengraxante a base de Nafta ou Álcool Isopropílico.

Manutenção das frotas de veículos envelopados

Mesmo que o veículo seja envelopado e sua pintura original esteja protegida, os cuidados com manutenção devem ser aplicados:

  • Lave o automóvel regularmente com utilização de produtos de PH neutro, ou, melhor ainda, lave a seco.
  • Evite expor veículo continuamente ao sol e à áreas ou locais de contaminação química intensa.

Empresas que optam por envelopamento de frota de forma parcial, (apenas algumas imagens ou frases de impacto) precisam ter em mente que a cor da lataria que ficou exposta pode sofrer alterações e essa diferença será percebida com a retirada do adesivo.

Aqui vai a nossa dica: caso você opte por esse tipo de envelopamento, utilize cera com proteção solar.

Alterações nas características do carro são proibidas por lei

Por mais que o envelopamento do carro proporcione uma maior visibilidade à marca da sua empresa, é importante estar atento à legislação para que a personalização não acabe se tornando um grande prejuízo.

Segundo o Detran, se houver mudança de cor, envelopamento ou adesivamento em mais de 50% da área do veículo (exceto as áreas envidraçadas) é necessário pedir uma autorização prévia do órgão do seu estado e emitir um novo documento para o carro.

Onde envelopar a minha frota de veículos?

envelopamento de frota

Você já ouviu a expressão “o barato saiu caro”? Ela se refere aos casos em que a economia feita acabou sendo uma péssima escolha.

Envelopamento de frota é um investimento! Analise preços e serviços e não contrate serviços amadores.

A escolha de um material inadequado e de baixa qualidade pode danificar a pintura do veículo, devido ao resíduo do seu adesivo, que pode marcar a pintura de forma irreversível.

Por exemplo: o adesivo PVC Vinil de baixa resistência quando exposto a condições climáticas ruins também diminui a durabilidade do material.

Conclusão

Envelopamento de frota é simples quando você pode contar com uma empresa capacitada, não é verdade? É a sua marca que estará sendo divulgada, então invista!

Independente do seu tipo de negócio, a adesivação é feita em carros, caminhões, ônibus, vans entre outros.

A Forthlux conta com profissionais altamente capacitados e com uma tecnologia de impressão digital de alta resolução e qualidade de imagem. Além de trabalhar com matérias primas de primeira.

Cuidamos do seu projeto em todas as etapas: criação, impressão e aplicação.

Quer saber mais? Clique aqui para ver exemplos e fale com a gente :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *