O que é a Norma da ABNT – NBR 13434

comunicação visual na mooca
Comunicação Visual no Brás
23/04/2019
comunicação visual na mooca
Comunicação Visual no Bom Retiro
23/05/2019

O que é a Norma da ABNT – NBR 13434

placas de sinalização
 
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). A ABNT NBR 13434-2 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB–24), pela Comissão de Estudo de Sinalização Preventiva de Incêndio (CE–24:204.02). O Projeto circulou em Consulta Pública conforme Edital nº 04 de 30/04/2003, com o número Projeto NBR 13434-2. Esta Norma, sob o titulo geral “Sinalização de segurança contra incêndio e pânico”, tem previsão de conter as seguintes partes:

  1. Parte 1: Princípios de projeto;
  2. Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores;
  3. Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio1).


Sinalização de segurança contra incêndio e pânico. Símbolos e suas formas, dimensões e cores

sinalização de segurança contra incêndio e pânico

1 - Objetivo

Esta parte da ABNT NBR 13434 padroniza as formas, as dimensões e as cores da sinalização de segurança contra incêndio e pânico utilizada em edificações, assim como apresenta os símbolos adotados.

2 - Referência normativa

A norma relacionada a seguir contém disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta parte da ABNT NBR 13434. A edição indicada estava em vigor no momento desta publicação. Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usar a edição mais recente da norma citada a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento. ABNT NBR 13434-1:2004 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 1: Princípios de projeto

3 - Definições

Para os efeitos desta parte da ABNT NBR 13434, aplicam-se as seguinte definições:
3.1 cor de contraste: Aquela que contrasta com a cor de segurança, a fim de fazer com que a última se sobressaia.
3.2 cor de segurança: Aquela para qual é atribuída uma finalidade ou um significado específico de segurança.
3.3 sinalização de segurança: Sinalização que fornece uma mensagem de segurança, obtida por uma combinação de cor e forma geométrica, à qual é atribuída uma mensagem específica de segurança pela adição de um símbolo gráfico executado com cor de contraste.
3.4 sinalização básica: Conjunto mínimo de sinalização que uma edificação deve apresentar, constituído por quatro categorias, de acordo com a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento e equipamentos.
3.5 sinalização complementar: Conjunto de sinalização composto por faixas de cor ou mensagens complementares à sinalização básica, porém, das quais esta última não é dependente. 3.6 sinalização de alerta: Sinalização que visa alertar para áreas e materiais com potencial risco de incêndio ou explosão.
3.7 sinalização de equipamentos: Sinalização que visa indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio e alarme disponíveis no local.
3.8 sinalização de orientação e salvamento: Sinalização que visa indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o seu acesso e uso adequado.
3.9 sinalização de proibição: Sinalização que visa proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento.

4 - Formas, dimensões e cores


4.1 Dimensões básicas da sinalização

Deve ser observada a relação: 2 000 2 L A > Onde:

A é a área da placa, em metros quadrados;

L é a distância do observador à placa, em metros.

Esta relação é válida para L < 50 m, sendo que deve ser observada a distância mínima de 4 m, conforme tabela 1.

4.1.1.1 A tabela 1 apresenta valores de referência para algumas distâncias predefinidas.

4.1.2 No caso de emprego de letras, elas devem ser grafadas obedecendo à relação:

h > L_125 Onde:
h é a altura da letra, em metros;

L é a distância do observador à placa, em metros.

4.1.2.1 A tabela 2 apresenta valores de altura de letra para distâncias predefinidas. Todas as palavras e sentenças devem apresentar letras em caixa alta, fonte Univers 65 ou Helvetica Bold.

sinalização de segurança contra incêndio e pânico

A Forthlux é certificada pela ABNT para produzir sinalização de segurança contra incêndio e pânico de acordo com a norma NBR 13434 da ABNT.

Entre em contato conosco: Contato Forthlux
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat