Placas de Rota de Fuga: Conheça sua Importância

placas fotoluminescentes
Placas Fotoluminescentes em SP
14/01/2020
Sinalização de Emergência em SP
22/01/2020

Placas de Rota de Fuga: Conheça sua Importância

placas de rota de fuga
 
Em casos de incêndio, independente do local, as placas de rota de fuga tornam-se primordial para que a evacuação aconteça de maneira segura e organizada.

Por mais que se trabalhe para que tais eventos não ocorram, é imprescindível pensar em medidas de emergência caso elas ocorram. Uma sinalização bem-feita garante que as pessoas consigam se direcionar até um local seguro.

Se você deseja entender mais sobre sinalização de emergência, acompanhe este artigo que preparamos com todas as informações que você precisa sobre as placas de rota de fuga!

O que são as Placas de Rota de Fuga?

placas de rota de fuga

As placas de rota de fuga fazem parte de uma série de produtos que compõem um projeto de sinalização de emergência, elas têm como principal objetivo, guiar as pessoas até as saídas em caso de emergência. Se levarmos em conta que provavelmente faltará luz, é imprescindível que essas placas sejam fotoluminescentes.

Conforme a NBR 13434, o objetivo das placas de rota de fuga é “reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes, garantindo que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio”. Dessa forma, durante uma situação de perigo ou pânico, as pessoas conseguem encontrar a saída sendo orientadas pelas placas.

A importância das Placas de Rota de Fuga

placas de rota de fuga

Sem uma sinalização que indique a saída em caso de emergência, os riscos de morte tornam se muito maiores. Imagine várias pessoas tomadas pelo pânico e sem saber para onde ir.

Além do risco de não conseguirem deixar o local, ainda haveria um agravante, ocasionado pelo aglomerado de pessoas, o que pode causar ainda outros acidentes.

sinalização de extintorPowered by Rock Convert

Como fazer um projeto de Sinalização de Rota de Fuga

placas de rota de fuga

Para um bom planejamento, devem ser levadas em conta as exigências da NR-23 do Ministério do Trabalho, das NBRs (Normas Brasileiras Regulamentadoras) 9.077/2001 e 13.434/2004 e do Código Estadual de Prevenção de Incêndios.

Essas exigências determinam que uma rota de fuga deve ter boa sinalização visual ou escrita e cores que realmente chamem a atenção. As setas devem ser bem posicionadas e conter um descritivo que indique para onde levam. “Saída” e “desça para o próximo pavimento” são bons exemplos de orientações que contribuem para que os funcionários não entrem em situações de estresse extremo.

Onde a Sinalização de Rota de Fuga é obrigatória?

placas de rota de fuga

Conforme consta na Norma Brasileira NBR 13.434, texto técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a sinalização de segurança contra incêndio e pânico deve ser aplicada em todas as edificações e áreas de risco, exceto residências unifamiliares, ou seja, aquelas em que viva apenas uma família. Isso significa que a norma é válida para empresas, condomínios e outros locais de convivência coletiva.

Características das Placas de Rota de Fuga

placas de rota de fuga

As placas de rota de fuga precisam atender as normas técnicas NBR 13434 da ABNT e a IT (Instrução Técnica) do Corpo de Bombeiros. Elas devem ser fabricadas nos mais rigorosos critérios das normas, em material PVC que não propaga chamas por exemplo.
Toda sinalização fotoluminescente precisa atender ao quesito luminosidade, garantindo 30h. Conforme exigências das normas técnicas.

O não cumprimento dessas exigências provoca o impedimento da liberação do alvará do Corpo de Bombeiros para o funcionamento do local - (AVCB).

Vale lembrar que a Forthlux é certificada pela ABNT para produzir Placas de Rota de Fuga de acordo com a norma NBR 13434. Entre em contato agora mesmo :)
sinalização de extintorPowered by Rock Convert
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *