Sinalização de extintor: As principais dúvidas

fachada de acm para loja
Fachada de ACM para Loja
23/06/2020
fachada de acm na mooca
Fachada de ACM na Mooca
10/07/2020

Sinalização de extintor: As principais dúvidas

sinalização de extintor
 

Você sabia que a sinalização de extintor é uma das medidas de proteção mais importantes de uma edificação?

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, abreviada para ABNT, existem diversas medidas essenciais para os cuidados contra incêndios. Essas medidas exercem um papel crucial na vida das pessoas:

A importância da Sinalização de Extintor

A sinalização de extintor alerta as pessoas sobre os riscos que estão presentes em edificações e reduzem drasticamente a ocorrência de incêndios. Pois são nas situações de risco, como os incêndios, que ao encontrarem uma sinalização, as pessoas podem agir da forma mais correta. 

Seja através do reconhecimento de um equipamento necessário para combater o fogo ou em casos onde é preciso encontrar as rotas mais seguras para fuga, a sinalização de extintor é crucial para a nossa segurança.

Entretanto, apesar de algumas pessoas acreditarem que sinalizar os extintores através de uma placa já seja o suficiente, a verdade é que, só isso não basta!

Para que todos estejam seguros é preciso seguir os padrões estabelecidos na norma NBR 13434 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, tanto seguindo o posicionamento, quanto sua coloração, medidas e outros aspectos técnicos essenciais. Veja:

Como é feita a sinalização dos extintores de incêndio?

sinalização de extintor

A localização de um extintor precisa ser escolhida estrategicamente, afinal de contas, ele é o principal equipamento em casos de incêndio.

Por essa razão, a sinalização precisa ser implantada e respeitada adequadamente para que haja sucesso, tendo como função informar com clareza e facilidade a localização, posição e sinalização do extintor.

Sendo assim, a sinalização de extintor precisa estar em um local de fácil acesso, assim como de fácil visualização e em um local onde o fogo não o impeça de ser usado.

É muito provável que você já tenha visto a marcação e automaticamente tenha dado atenção a ela. Seja na parede ou no chão, a combinação da cor vermelha com a cor amarela foi escolhida para nunca passar despercebida.

A sinalização de extintor também precisa ser acompanhada de placas fotoluminescentes, que sinalizam sua presença mesmo em situações onde tudo esteja escuro. 

Qual a altura da placa do extintor?

Uma parede tem geralmente uma medida padrão de aproximadamente 3m de altura, que pode variar de no mínimo 2,50m e no máximo 3,50m, desde que estejam seguindo o Regulamento Geral De Edificações Urbanas, também chamado de RGEU.

Logo, a altura padrão para que haja uma localização apropriada para a placa de sinalização de extintor é de 1,80m. Essa medida deve ser iniciada na altura onde a parede começa, no piso, seguindo até a base da sinalização logo acima do equipamento sinalizado.

Qual a medida da sinalização de extintores?

Do piso até a altura ideal para a localização do extintor precisa ser de 1,60m, por isso, a medida da sinalização do extintor precisa ter 1,80m, para que localize-se logo acima.

Uma curiosidade interessante é que essa indicação também pode ser feita na horizontal, caso seja necessário. O mais importante é: O conjunto sinalização e extintor devem sempre respeitar a distância máxima de 7,5m ou seja, se estiverem a 8m, está fora do padrão.

Como demarcar área de extintores?

sinalização de extintor

Para que haja uma demarcação correta é preciso seguir a NR 23, NBR 12693 e IN 06, que determinam os padrões para a escolha onde a sinalização de extintor precisa ficar, assim como a demarcação do extintor:

  • Uma localização que permita uma fácil visualização 
  • Uma localização que permita um fácil acesso
  • Respeitar o limite de 15m até 30m máximo entre seu acesso inicial e a localização do extintor 
  • A localização precisa ser de no máximo 5m de distância da porta de entrada
  • Em cada pavimento é necessário no mínimo 2 extintores
  • A sinalização de extintor apropriada deve ter 1,80m de altura e precisa estar logo acima do equipamento
  • O extintor, quando preso a paredes ou divisórias, deve ter 1,60m de distância do piso
  • Proteções transparentes são as únicas permitidas como abrigos para extintores
  • Para extintores localizados sobre o piso, é necessário suportes apropriados com 0,10m ou 0,20m de altura. 
  • A demarcação do solo precisa ser feita com uma medida quadrada. 100 cm em cada um dos lados, na cor vermelha e mais 10 cm na cor amarela ao redor do quadrado vermelho.

Efeito fotoluminescente

sinalização fotoluminescente para condomínio

O fato da sinalização de extintor acender-se no escuro é graças ao efeito fotoluminescente.

A fotoluminescência é uma propriedade presente em determinados elementos que permite que eles possam emitir uma radiação luminosa, que não causa qualquer dano para os seres vivos.

Isso ocorre pois após ficar um tempo na luz, natural ou artificial, o objeto torna-se capaz de absorver e repassar essa energia através de um simples fenômeno de excitação dos átomos.

E segundo a NBR 13434, além de ser uma sinalização feita através de uma placa fotoluminescente, também é necessário que a autonomia do sinalizador esteja disponível em sua face exposta, e corresponda no mínimo a 1.800 minutos.

Cuidados importantes com os extintores

  • Antes de mais nada, verificar as informações e indicações de uso disponíveis em cada tipo de extintor é um passo importante para saber qual é o tipo de extintor capaz de ajudar em cada uma das situações de risco. 
  • Como a maioria das coisas no mundo, a validade é um assunto que precisa de atenção. Por isso, lembre-se sempre de que cada um dos extintores dispõem de um prazo de segurança, que deve ser respeitado e verificado.
  • A manutenção e troca do extintor deve ser feita por pessoas responsáveis, cuidadosas e que lembrem de deixar extintores substitutos quando uma troca estiver sendo feita, para a segurança de todos.
  • Outro ponto essencial para a sua segurança é atenção aos cuidados do extintor de incêndio, deixar que os extintores fiquem expostos à ação do tempo sem inspeções regulares pode resultar em danos graves durante uma situação perigosa.
  • Inspeções devem ser feitas ao menos uma vez por ano, no caso dos extintores convencionais. Assim como devem ser feitas inspeções a cada seis meses no caso de extintores de gás carbônico.
  • Observe se todos os itens de segurança da sua casa, apartamento e loja estão em comum acordo com o Inmetro para evitar que qualquer um deles possa ser o causador de acidentes.
  • Treinamento é algo crucial no caso de incêndio, por isso é sempre bom estar ciente de quem são as pessoas treinadas para lidar com incêndios no local, seja na sua empresa ou em seu condomínio. 
  • Uma dica importante é nunca deixar o extintor e a sinalização de extintor de lado, pois além de ser um assunto sério, também é uma maneira de garantir que você e sua família ou você e seus colaboradores ficarão bem caso algum incidente ocorra.
  • O extintor deve ser usado prioritariamente por um profissional, por alguém que já estudou sobre o assunto, tendo conhecimentos e instruções prévias sobre o equipamento.
  • O fogo inicial sempre pode ser contido, mas para isso é preciso uma direção específica de mira com o jato. Em casos onde o fogo é horizontal, movimente o jato para a direita e para a esquerda, a mira central subindo só deve ser usada caso o fogo esteja se propagando verticalmente.

Conclusão

Agora, com certeza ficou mais fácil entender como a sinalização de extintor funciona, não é mesmo?

Agora, se você precisa de uma boa sinalização fotoluminescente para seu negócio ou condomínio? Então entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

 

 
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

1 Comentário

  1. […] forma, os itens encontrados são, normalmente, hidrantes, caixas de alarme, portas de emergência, extintores e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *