Sinalização de extintores: Conheça sua importância

Sinalização de Emergência em SP
22/01/2020
placas de sinalização de incêndio
Placas de Sinalização de Incêndio
14/02/2020

Sinalização de extintores: Conheça sua importância

sinalização de extintores
 
A segurança de qualquer ambiente é muito importante para os indivíduos que fazem uso do local. Diariamente, deve-se dar atenção a todos os riscos possíveis e estar prevenido(a) para qualquer situação, sendo uma delas o incêndio, que pode causar danos graves e irreversíveis.

Agora, imagine uma situação de incêndio em um local fechado. Qual seria sua primeira atitude? Para maioria das pessoas seria procurar um extintor de incêndio, não é verdade?

O extintor de incêndio apresenta um papel fundamental no que diz respeito a prevenir riscos e situações perigosas. Foram criados para combater, principalmente, incêndios ainda no início, logo não podem ser considerados substitutos de outros métodos para conter o ocorrido, como mangueiras e principalmente a ajuda de bombeiros treinados e capacitados para cuidar do fogo alastrante.

Mas como encontrar os extintores de incêndios se eles não estiverem bem sinalizados? Veremos neste artigo justamente a importância da Sinalização de Extintores

Sinalização de extintores: Conheça sua importância

sinalização de extintores

A sinalização de emergência contra incêndio e pânico tem como finalidade reduzir o risco de ocorrências de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantindo que sejam adotadas ações adequadas, que oriente as pessoas a tomarem ações de combate e que facilite a localização dos equipamentos e das rotas de fuga para o abandono seguro da edificação em caso de incêndio, fazendo uso de símbolos, mensagens e cores.

A sinalização de extintores bem como, qualquer sinalização de emergência, devem seguir padrões já estabelecidos, como diz a norma NBR 13434, da ABNT, tanto com relação ao seu posicionamento como o material com o qual foi confeccionada, sua coloração, tamanho, entre outros aspectos técnicos.

Aplicação da sinalização de extintores

sinalização de extintores

No que diz respeito às placas de sinalização dos extintores, sua altura de fixação é obrigatoriamente de 1,80 metro e elas devem estar imediatamente acima dos equipamentos, além disso, precisam identificar qual é a substância contida nos extintores para que eles possam ser usados de acordo com a classe de incêndio ocorrida.

Ressalte-se que há extintores de pó que combatem incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados; extintores com água pressurizada, indicados para madeira, papel, tecido, além de outros materiais sólidos; extintores com gás carbônico, para equipamentos elétricos; extintores com pó químico seco, para líquidos inflamáveis; e, por fim, extintores com pó químico especial, usados em metais inflamáveis.

Há também a necessidade de se demarcar o solo logo abaixo do equipamento e esta demarcação deve ser um campo vermelho de 70 cm² com faixas amarelas de 15 cm em sua volta. Esta sinalização pode ser feita com vinil autoadesivo com laminação, que é indicado para locais internos, com baixo tráfego de pessoas; ou lâmina de policarbonato, que tem maior durabilidade e pode ser usado tanto em ambientes externos como internos.

Efeito Fotoluminescente na Sinalização de Extintores

sinalização de extintores

A sinalização de extintores se trata de uma orientação para o combate ao incêndio, por isso o efeito fotoluminescente deve ser utilizado. Quando tudo está escuro, esse efeito ilumina qualquer área por mais de 12 horas. A placa de sinalização de extintor fotoluminescente é o primeiro elemento que por segurança as pessoas enxergarão em caso de emergência, evitando acidentes, tanto no ambiente, como com as pessoas em geral.

É importante ressaltar que utilizando a placa de sinalização de extintor fotoluminescente, a visualização será entendida de forma rápida e clara, proporcionando a localização rápida dos extintores de incêndio. As propriedades que a placa de sinalização de extintor fotoluminescente apresenta, é que a torna um produto importante no sistema de combate a incêndio e deve ser uma característica a ser considerada.

Além da Sinalização de Extintores, a Forthlux trabalha com os seguintes produtos de Sinalização de Prevenção e combate a Incêndio:

  1. Sinalização de proibição
  2. Sinalização de alerta
  3. Sinalização de orientação e salvamento
  4. Sinalização de equipamentos de combate a incêndio e alarme
  5. Sinalização complementar



A Forthlux é associada a ABNT para produzir Sinalização de Extintores de acordo com a norma NBR 13434 da ABNT.

Entre em contato conosco via WhatsApp
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat