Sinalização de Segurança do Trabalho: o que é e como implantar

Fachada de ACM no Barueri
Fachada de ACM na Vila Guilherme
18/03/2021
empresa de comunicação visual
Empresa de Comunicação Visual em SP
01/04/2021

Sinalização de Segurança do Trabalho: o que é e como implantar

sinalização de segurança do trabalho
 

A Sinalização de Segurança do Trabalho nada mais é do que a garantia de segurança no ambiente de trabalho, indicando possíveis perigos que podem ocorrer.

Sinalizar um ambiente de forma correta é ajudar o trabalhador a saber como deve se comportar em determinado local ou situação.

A NR 26 (Norma Regulamentadora) diz respeito sobre a sinalização de segurança, com o objetivo de comunicar de maneira rápida e direta a existência de riscos, contribuindo para evitar acidentes.

No post de hoje falaremos sobre:

O que é NR 26?

sinalização de segurança do trabalho

A NR 26 é a norma regulamentadora para sinalização de segurança. Ela descreve as regras para sinalizações e informações de risco dentro de uma empresa, prezando pela segurança dos trabalhadores. Em uma indústria por exemplo, existem diversos riscos no dia a dia dos trabalhadores que podem prejudicar sua saúde e bem-estar.

A NR 26 foi publicada pela primeira vez em 1978 com sua última atualização em 2015 (até a data da publicação deste post).

Qual o objetivo da NR 26?

A NR 26 foi criada com o intuito de alcançar todas as gestões dentro de uma empresa, oferecendo mais segurança aos seus trabalhadores, transmitindo informações de fácil compreensão, reduzindo os erros de interpretação e riscos. Ela alerta para a necessidade de prevenção de acidentes, oferecendo medidas a tomar para garantir a segurança de todos.

Em todas as situações de sinalização de segurança do trabalho, são usadas cores para indicar riscos a saúde de um profissional. Além disso pode delimitar áreas ou mostrar tubulações para condução de gases e líquidos.

As placas devem ser posicionadas estrategicamente, sua aplicação deve tomar muito cuidado para não ocasionar distrações ou confusões nos trabalhadores. Por isso é muito importante entendermos os significados de cada cor utilizada na NR 26.

De acordo com a norma técnica, as cores são usadas para:

  • indicar os equipamentos de segurança que devem ser utilizados;
  • delimitar as áreas de atuação;
  • indicar tubulações em que há condução de gases e líquidos;
  • advertir contra possíveis riscos.

Quais são as cores usadas na sinalização de segurança do trabalho e seus significados?

As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça. Você verá agora como as cores são úteis nisso.

Vermelho

 

sinalização de segurança do trabalho

Diferentemente da utilização usual, o vermelho não é usado para sinalizações de perigo, mas para indicar a presença de água e outros produtos de combate a incêndio.

Dessa forma, os itens encontrados são, normalmente, hidrantes, caixas de alarme, portas de emergência, extintores e sirenes.

São essenciais para evitar que pequenos acidentes se transformem em incêndios de grandes proporções.

Amarelo

sinalização de segurança do trabalho

Da mesma forma que ocorre nas sinalizações de trânsito, a cor amarela é utilizada para indicar cuidado nos ambientes empresariais.

São utilizadas, principalmente, em locais e situações que representem algum risco, como pisos molhados, corrimãos, fundos de letreiros, parapeitos e escadas móveis.

Branco

sinalização de segurança do trabalho

O branco é utilizado em faixas para indicar passarelas, sentido de circulação e corredores.

Além disso, também é usado para mostrar a localização de bebedouros, zonas de segurança e coletores de resíduos.

Preto

sinalização de segurança do trabalho

O preto é utilizado em substituição ao branco (ou também combinado) em alguns momentos.

Além disso, pode indicar a presença de combustíveis com grande viscosidade, o que é o caso de piche, lubrificantes, óleo combustível e alcatrão.

As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça.

Laranja

sinalização de segurança do trabalho

Como a cor chama atenção, o laranja é muito utilizado para mostrar a presença de possíveis ameaças.

É comum na presença de canalizações com ácidos, equipamentos de salvamento aquático, partes de equipamentos móveis, além de dispositivos de corte, como bordas de serras e prensas.

Verde

sinalização de segurança do trabalho

O verde é usado para indicar segurança. Dessa forma, a cor é encontrada em caixas contendo os equipamentos de proteção individual (EPI), itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência e sinalizações de portas.

Em situações de urgência, a cor é essencial na tomada de decisões.

Púrpura

sinalização de segurança do trabalho

A tonalidade está presente para mostrar riscos provenientes de radiações eletromagnéticas e partículas nucleares.

Além de equipamentos, está presente em recipientes e portas que tenham vários níveis de radiação.

Como implantar a sinalização de segurança do trabalho?

Para conseguir implantar na sua empresa uma sinalização de segurança do trabalho adequada, precisamos seguir a NR 26, garantindo que os colaboradores entendam as cores utilizadas, evitando assim acidentes. Para isso, é importante:

  • evitar variações de cores (para que não exista distrações ou confusões);
  • contar com planejamento prévio (com um especialista em segurança de análise, a partir de um trabalho de análise de riscos);
  • fazer treinamentos (capacitando todos os membros da instituição à correta interpretação das cores e à utilização das boas práticas de segurança);
  • ser claro (a padronização é importante para que mesmo trabalhadores de outros locais consigam interpretar as sinalizações);
  • utilizar palavras corretas (perigo para alto risco; cuidado para médio risco e atenção para riscos leves);
  • atentar-se aos rótulos (substâncias químicas devem ser acompanhadas de palavras de advertência);
  • guiar as pessoas (para que elas encontrem os locais corretos em momentos de emergências).

Conclusão

Investir em sinalização de segurança do trabalho é essencial a todas as empresas que queiram continuar competitivas no mercado. Essa é a única escolha para evitar que a marca perca credibilidade ou que seus colaboradores sofram acidentes fatais ou graves.

Além disso, com segurança, os colaboradores terão mais incentivos para serem produtivos em suas funções. Por isso, a sinalização de segurança do trabalho deve receber grande atenção das empresas.

Pequenos e grandes acidentes podem ser facilmente evitados com o uso da sinalização adequada. Aqui na Forthlux, por exemplo; contamos com profissionais especialistas em Sinalização de Segurança do Trabalho.

Peça ajuda dos nossos profissionais para implantar de forma correta, seguindo as normas da NR 26, a sua sinalização de segurança do trabalho! Clique aqui para entrar em contato.

 
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *