A fachada de mercadinho é uma das primeiras coisas que um cliente olha quando vai até ele.
Além disso, o impacto visual nos clientes é sempre importante para chamar atenção deles para o seu estabelecimento.
E o melhor momento para isso, é quando eles estão em frente ao supermercado. Esse é o primeiro passo para atraí-los para sua loja. Afinal, você já estudou muito bem a localização do seu estabelecimento.
Agora, é só aproveitar a circulação das pessoas em volta do seu estabelecimento para atrair novos consumidores. E assim conscientizar eles sobre os seus produtos e desenvolver relacionamentos.
Esse gênero de comércio tem uma relação muito firme com o ambiente à sua volta. E isso leva as pessoas a visitarem o lugar mais vezes, mas somente se tiverem uma boa experiência.
Por outro lado, também é difícil conquistar novos clientes, já que estes podem estar fidelizados a outras lojas.
A concorrência é acirrada, então você não pode subestimar o uso adequado do marketing.
Felizmente, existem alguns truques simples para lidar com essa situação, dando à fachada de mercadinho o potencial de atrair muitos consumidores.
Continue lendo para conhecer as principais estratégias e as vantagens de aplicá-las. Acompanhe!
O primeiro passo para ter uma fachada de mercadinho que valorize a sua empresa e atraia novos clientes é investir em:
Uma fachada bem organizada, nas cores adequadas e com elementos que capturem a atenção do cliente, são ótimas para deixar ela bem interessante e atrativa.
Os cartazes e as placas também são perfeitos para transmitirem essa mensagem atrativa da fachada. Por isso, explore os diferentes formatos e use sua criatividade para se destacar dos concorrentes.
Através da psicologia das cores é possível gerar nas pessoas um “senso de urgência”. Em outras palavras, é como se fosse um impulso para as compras.
Você já deve ter reparado que os fast food costumam usar muito o vermelho em suas lojas, isso porque o vermelho induz a fome e a impulsividade.
Para trazer isso para sua fachada, além do vermelho procure usar tons que sejam similares a ele como o laranja ou o amarelo que causam o acolhimento e o desejo.
Um detalhe importante é o que a prefeitura diz a respeito do que é ou não permitido na fachada.
As prefeituras podem ter diferentes regras além da padronização dos elementos visuais da cidade.
Por isso é importante estar informado sobre quais materiais podem ser usados, tamanhos e também o espaço da fachada.
Se você cuidar desses detalhes e também observar sobre as leis de propaganda para divulgação e ofertas, você pode se prevenir de multas e evitar estratégias de reformulação no futuro.
Para deixá-lo mais confortável na hora de fazer a escolha dos materiais para sua fachada de mercadinho, vamos analisar alguns dos materiais mais usados.
O ACM é um material composto por lâminas de alumínio e polietileno muito usado para confeccionar a comunicação externa de estabelecimentos comerciais.
Esse tipo de material traz um visual muito moderno e profissional para os projetos de fachadas comerciais.
Ele também é mais resistente porém exige um esforço maior em sua produção e instalação.
A lona é um material popular por conta de seu baixo investimento. Além disso, ela possui baixas restrições em relação ao que será impresso ou adesivado.
Essa é uma das principais vantagens da lona, já que a impressão digital fica com cores, imagens e detalhes bem fiéis ao pedido do cliente.
A lona conta com um material bem durável, mas perde para o ACM nesse requisito. Ainda assim, ela pode chegar a uma vida útil de até 1 ou 2 anos em condições de conservação normais.
Os adesivos possuem muita versatilidade e um acabamento bem caprichado, por isso são muito utilizados pelos estabelecimentos comerciais.
Esses adesivos costumam ser colocados em superfícies planas como a de lona, ou os painéis de ACM e também em placas de vidro.
Existem vários tipos de adesivos para você escolher e o modelo vai depender da arte que foi decidida para o projeto. Porém, os tipos mais comuns são:
A letra caixa ou letra bloco, é bem rica e luxuosa sendo muito utilizada para deixar a loja mais chamativa e atraente.
Elas são letras individuais que podem ser fixadas na parede ou através de suportes. Assim como é possível instalar luzes dando efeitos especiais em qualquer horário do dia.
Essas letras podem ser confeccionadas de:
A pintura é bem tradicional mas não sai de moda. É muito comum que as pessoas utilizem a pintura em seus estabelecimentos por conta de seu baixo custo.
E apesar disso, devemos sempre pensar nas características da pintura da fachada antes de iniciarmos o projeto.
A desvantagem da pintura são os retoques que têm que ser feitos com frequência, porém, é possível amenizar isso com tintas acrílicas que possuem a capacidade de permeabilização. A fachada ainda vai precisar de retoques, porém com menos frequência.
Para cada material você terá um valor específico. Uns mais caros e outros mais em conta. Mas vamos tomar como base o material mais usado na produção de fachada de mercadinho, o ACM.
As fachadas de ACM normalmente são cobradas por M². A média do mercado varia entre R$ 450 a R$ 1000, dependendo da complexidade do projeto.
Esse valor também pode variar de acordo com a empresa que você irá negociar, por isso é importante fazer no mínimo 3 orçamentos para optar pelo melhor custo benefício.
Sabemos que o dia a dia de um dono ou gerente de supermercado é muito corrido e agitado.
Ainda assim, atrair a atenção dos clientes através de uma fachada diferenciada e fazer com que o cliente escolha você ao invés dos concorrentes não é uma tarefa fácil.
Muitas vezes pela falta de caixa ou até pelos gestores e administradores, não há muito planejamento antes de desenvolver a fachada de mercadinho.
É muito comum também que a fachada esteja desatualizada e precise de mais personalidade.
Para tudo isso, conte com a Forthlux para te ajudar desde o projeto até a instalação de sua fachada. Faça um ORÇAMENTO e tenha o nosso apoio para o que precisar.
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