Quando vamos abrir um comércio, nossa maior dúvida é: como fazer uma fachada de loja bonita e barata?
São diversos detalhes que precisamos nos atentar em uma loja, não só cuidar de toda a gestão dos vendedores, estoquistas e caixa, como também cuidar de toda a comunicação visual.
Seja para uma loja de rua ou uma loja interna em shopping, a fachada precisa ser interessante ao cliente, criando uma ligação de identificação entre cliente e empresa e dando visibilidade da marca no mercado.
Agora, como acertar na escolha da tão sonhada fachada? Seguindo o passo a passo que fizemos para você, é impossível errar!
Como forma de te ajudar a escolher a comunicação visual da sua loja, listamos as melhores dicas de como fazer uma fachada de loja bonita e barata. Confira!
Em primeiro lugar, você deve estar pensando: mas o que é uma fachada e porquê é tão importante assim?
A fachada é responsável pela comunicação visual e são extensões da identidade visual da empresa. E você precisa ir direto ao alvo quando o assunto é chamar a atenção do seu público.
Em segundo lugar, se pergunte: quais pontos devo pensar para, além de bonita, ser barata?
Se atentar em não poluir a imagem é muito importante, além de se preocupar na escolha da cor, da fonte e qual será o tipo de comunicação visual: letreiro, displays ou backlights e frontlights.
Pronto! Agora que já sabemos de onde partir, vamos as dicas, anota aí!
Índice
ToggleHoje existem programas que simulam e ilustram virtualmente como será a sua loja. Isso não é muito bom?
O que muitas pessoas pensam é que o planejamento pode ser realizado apenas de cabeça e que isto basta para conquistar seus objetivos e metas. O que não passa de um tremendo engano.
Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo é muito mais efetiva.
O ponto de partida será definir a missão, visão e valores da empresa.
Seja como for, defina qual o propósito e onde pretende que sua empresa chegue.
Entender sua posição no mercado de trabalho é saber o que fazer, e o momento certo de fazer.
Você irá entender que, abrindo sua loja agora, é o momento de ganhar reconhecimento para depois ver conversão em vendas.
Então, quanto mais investimento em comunicação visual, mais resultados terá.
Saiba quem são seus concorrentes, se são semelhantes, onde erram e onde acertam.
Por exemplo: a loja ao lado tem a fachada na mesma cor que você tinha em mente, então agora, será o momento de mudar o projeto.
Poluição visual é o excesso de elementos visuais, que promovem desconforto visual e espacial.
Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, entre outros.
Portanto, ao criar uma fachada, sempre tenha em mente que, menos é mais.
Uma fachada de loja bonita e barata não tem excesso de informação.
Claro que, a frente da loja pode incluir um letreiro e alguns itens de decoração, desde que fiquem visíveis sem prejudicar a cena que acontece na vitrine.
Ao colorir a fachada da sua loja, procure utilizar as cores do segmento e principalmente da identidade da sua marca.
Quando falamos em cores do segmento, por exemplo, se seu comércio é alimentício, as cores indicada são: amarelo, vermelho ou laranja. Pois são cores que aguçam o paladar e despertam a fome.
Farmácias e hospitais utilizam a cor branca, trazendo para o público a sensação de calma, pureza e ambiente limpo.
Parques aquáticos utilizam a cor azul, trazendo a sensação de frescor e alívio. Ou verde, trazendo a sensação de natureza e lazer.
Escritórios usam a cor marrom em seus móveis, passando a sensação de firmeza, confiabilidade e seriedade.
Porém, se a identidade da sua loja for muito colorida, escolha somente algumas para a fachada, não coloque todas.
Como por exemplo, a marca Fini utiliza várias cores em suas embalagens, sobretudo, a cor principal é vermelha.
Atualmente, a tendência que está ditando o mercado da comunicação é a minimalista, onde menos é mais.
No minimalismo, é comum usar cores neutras, com poucos itens de decoração na vitrine e somente as informações essenciais.
Mas também, a tendência neon veio com tudo, logo, as lojas estão optando por painéis luminosos.
O ideal é pesquisar por referências atuais e ver o que mais combina com o conceito e segmento da sua loja. E se o seu público irá gostar.
Já na pesquisa, será fácil notar o já está ultrapassado e o que você pode usar.
Ah! Entenda mais sobre as tendências do mercado clicando aqui.
Experimente caminhar em frente e próximo à sua loja para analisar como o seu comércio é visto pelas pessoas.
Ou ainda melhor, não tenha medo em pedir um feedback para os seus clientes. Pergunte o que chama mais atenção quando passam na calçada, se é fácil de entender a localização e qual a sensação ao estar dentro da loja.
Sem dúvida, você pode até ser mais especifico e perguntar o que o cliente achou do caixa, da entrada e da vitrine.
Certamente, ouvir a opinião dos clientes é essencial para planejar uma fachada e atrair mais pessoas para conhecer a sua loja.
Algumas cidades do Brasil têm leis do que é permitido ou não ser colocado na frente das lojas.
Podendo proibir outdoors, placas e outros objetos que possam causar poluição visual urbana.
Por isso, antes de fazer qualquer mudança efetiva na fachada da loja, verifique junto da prefeitura da sua cidade se há alguma norma a ser seguida.
Importante saber qual o tamanho de fachada permitida, e se isso lhe causará multas e penalizações.
Para responder a sua pergunta: como fazer uma fachada de loja bonita e barata ficou mais claro, certo? São diversos detalhes que precisamos nos atentar em uma loja, não só cuidar de toda a gestão dos vendedores, estoquistas e caixa, como também cuidar de toda a comunicação visual.
Uma boa empresa de comunicação visual irá te oferecer os melhores preços usando materiais de ótima qualidade. E as melhores soluções para a sua loja.
A fachada da sua loja é de extrema importância, afinal, é por ela que o seu cliente decidirá se entrará na sua loja, ou não.
Portanto, conte com a Forthlux para fazer a fachada da sua loja!
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