Você sabia que a cor para fachada de loja interfere na decisão do cliente de entrar ou não no seu comércio?
Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo, isso é fato! Cada vez mais os empresários precisam buscar novas estratégias e formas de chamar ainda mais a atenção do consumidor e se destacar em meio a tantas lojas do mesmo segmento.
Uma fachada mal planejada pode até mesmo causar dúvidas no cliente, por exemplo: será que os produtos são de qualidade? Será que vale a pena entrar? Será que vou encontrar o que estou buscando?
Em contrapartida, uma fachada bem planejada faz o cliente entrar, mesmo sem estar com nada em mente para comprar. Entendeu a diferença?
Combinar cor, layout e fachada não é tão simples como muitos comerciantes pensam e até mesmo arriscam fazer. Afinal, todos os elementos da fachada da sua loja deve estar ligados entre si, isto é, se comunicando visualmente.
E é exatamente por esse motivo que hoje trouxemos as principais emoções despertadas no consumidor e quais são as cores mais escolhidas para fachada de loja. Vamos lá?
Em primeiro lugar, você precisa saber que a cor escolhida para a fachada da sua loja tem o poder de interferir no momento da decisão de compra do consumidor.
A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro humano reage e interpreta cada cor, refletindo em seu comportamento, desejos e emoções.
E é através desse estudo que hoje podemos usar as cores a nosso favor, até mesmo no momento de atrair o cliente e convencê-lo a comprar nosso produto ou nosso serviço.
Aliás, a psicologia das cores também nos fala que existem oito emoções primárias nos seres humanos, sendo elas:
Quantas emoções positivas e negativas conseguimos passar através das cores, não é mesmo? É por isso que saber escolher a cor para fachada de loja é tão importante.
Mas antes, vamos entender mais um pouco sobre cores.
As cores primárias são cores que não se obtém através da mistura de outras cores. Pelo contrário, é através da combinação das primárias que surgem outras cores.
Cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.
E segundo a teoria tricromática, do físico Thomas Young, os olhos humanos tem receptores para somente essas três, as demais seriam combinações feitas pelo cérebro.
Assim, qualquer tonalidade ou cor só será lida pelo nosso cérebro se for vermelho, amarelo ou azul — ou se for a combinação de duas delas. Portanto, é impossível fugir dessas cores.
As cores secundárias são obtidas através da mistura de duas cores primárias.
Existem três resultados dessas combinações, sendo elas:
Cor primária | Cor primária | Cor secundária |
Azul | Amarelo | Verde |
Azul | Vermelho | Roxo |
Amarelo | Vermelho | Laranja |
As cores terciárias são misturas de uma cor primária com uma cor secundária.
Cor primária | Cor secundária | Cor terciária |
Vermelho | Roxo | Vinho |
Vermelho | Laranja | Vermelho-alaranjado |
Amarelo | Verde | Verde claro |
Amarelo | Laranja | Bege |
Azul | Roxo | Azul-arroxeado |
Azul | Verde | Verde-água |
As cores também podem ser denominadas pela sua temperatura. E isso também influencia na cor para fachada de loja.
Cores quentes passam a sensação de calor, por exemplo: vermelho, laranja e amarelo.
Cores frias passam a sensação de frio, por exemplo: azul, verde e violeta.
Já as cores neutras passam a sensação de pouca luz e até mesmo ”sem vida”, por exemplo: cinza.
Porque até mesmo a combinação das cores da sua fachada devem ser escolhidas muito bem.
Por exemplo, recentemente quando Joe Biden assumiu a Presidência dos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris utilizou a cor roxa em sua roupa no dia da cerimônia. Pois o roxo vem da combinação de vermelho e azul, representando a união de dois partidos.
O mesmo acontece em lojas infantis, unindo duas cores (azul e vermelho) entende-se que o feminino e o masculino está representado em uma única cor (roxo).
Logo, a escolha da cor não é tão simples. A decisão deve ser feita juntamente com um profissional capacitado.
Agora, veremos quais são as principais cores escolhidas para fachada de loja e quais emoções elas transmitem. Acompanhe abaixo!
O branco é a cor que representa paz e a junção de todas as cores, sendo conhecida como cor da luz.
A sensação que essa cor passa é de leveza, pureza, refrescância, tranquilidade e inocência. Além disso, o branco tem o poder visual de aumentar espaços.
Muito usada em lojas de tecnologia, moda e limpeza. Dando aquele toque ”clean” no ambiente.
Uma das cores mais usadas para representar força, intensidade, formalidade, elegância e sofisticação. Por exemplo, muito usada em brasões da realeza.
A cor preta é muito usada para representar comércios automobilísticos, fotografia e design. Além de ter o poder visual de encurtar espaços.
A cor vermelha é muito utilizada em comércios de alimentos por ser uma das cores que aguçam nossa fome.
Além disso, o vermelho representa fogo, motivação, energia, vontade, agilidade, saúde e amor. E também tem o poder de aumentar a pressão sanguínea, as batidas do coração e a respiração.
Essa cor é muito utilizada em lojas que vendem bebidas, artigos esportivos e jogos.
O rosa é a cor para fachada de loja mais utilizada quando os comerciantes vendem produtos relacionados a feminilidade, fofura, amor e doçura. Sendo muito utilizado em lojas de artigos para bebês.
Assim como o vermelho, o laranja também é uma cor que estimula nosso apetite.
Responsável por trazer a sensação de sol, verão, praia, energia, emoção, otimismo e vibração.
É a cor para fachada de loja preferida de quem deseja atrair o público jovem e ter um ambiente convidativo.
O verde também é uma das cores responsáveis por trazer a sensação de refrescância, além de natureza, saúde, equilíbrio, crescimento e renovação.
Usada principalmente em fachada de loja que comercializa artigos da natureza.
A enfermagem, por exemplo, utiliza a cor verde, representando paz, cura e saúde.
O marrom é uma ótima escolha para fachada de loja rústica e também para lojas de guloseimas e bebidas quentes, como as cafeterias.
Essa cor passa a sensação de durabilidade, natural, resistência, segurança e sólido. E por isso é muito utilizado em lojas de móveis.
O amarelo é uma cor enérgica e solar, fazendo parte das três cores mais escolhidas para estabelecimentos alimentícios, aguçando e despertando a fome.
Muito utilizada para despertar o sentimento de esperança e comunicação. Estudos também apontam que o amarelo aumenta as atividades cerebrais.
Ideal também para fachada de loja localizada no litoral.
A cor azul é muito ligada à calma, frescor e serenidade. Além de estimular a contemplação, ela também é uma cor estimulante para a criatividade.
É uma das cores mais usadas para a medicina, tecnologia e limpeza.
O roxo é uma cor muito usada na espiritualidade e por isso é muito conectada com a sabedoria, sucesso, nobreza, mistério, magia e feminilidade.
Sendo assim, é uma ótima escolha para lojas de artigos femininos e de espiritualidade.
O dourado é a cor mais utilizada para representar riqueza e poder.
Ao mesmo tempo que essa cor para fachada de loja transmite uma mensagem de valor elevado, também transmite que seus produtos são de qualidade.
A cor cinza passa uma sensação de neutralidade, indiferença e conservação.
Essa cor normalmente é utilizada para complementar e dar destaque a outra cor.
E por fim, é muito utilizada também para representar a velhice.
Já pensou se a medicina utilizasse a cor preta? Se os comércios de alimentos utilizassem a cor cinza? Ou se os dentistas utilizassem a cor vermelha?
Escolher a cor certa para a fachada da sua loja impede até mesmo que o cliente diga ”achei que aqui vendia outra coisa”. Esse constrangimento pode ser evitado, não é mesmo?
Aqui na Forthlux, contamos com profissionais especialistas em cor para fachada de loja. Além de trabalharmos com matérias primas de alta qualidade.
Peça a nossa ajuda no momento de decidir a melhor cor para fachada de loja! Clique aqui para entrar em contato.