Comunicação Visual para Lojas

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Comunicação Visual para Lojas

comunicação visual para lojas

A comunicação visual para lojas é uma das estratégias mais eficientes para uma divulgação local, criar uma ligação de identificação entre cliente e empresa e dar visibilidade da marca no mercado.

Essa ferramenta é formada por imagens, textos e cores objetivas que atraem os olhos e a atenção do público de tal maneira que fixa aquela informação, passando uma mensagem rápida e completa.

Por esse motivo, é de muita importância a comunicação visual para lojas, e muitos negócios procuram alternativas de como comunicar, pois além da eficiência imagética (mensagem transmitida que causa imaginação), a estratégia também dispõe de inúmeros elementos de composição, bem como é uma alternativa com ótimo custo-benefício.

Os principais tipos de Comunicação Visual para lojas

comunicação visual para lojas

A comunicação visual para lojas pode ser feitas de várias formas: banners, letreiros, divulgação em pontos de vendas, brindes corporativos etc. Os mais comuns são:

  • Letreiros: normalmente são com o nome ou logo da empresa, sendo a marca registrada. Podem ser em conjunto de acrílicos, vidros e componentes luminosos;
  • Displays: são painéis informativos móveis, facilmente transportados. Normalmente são confeccionados em termoplástico e de acordo com o projeto do cliente;
  • Backlights e frontlights: banners com iluminação traseira (backlights) ou frontal (frontlights). Para dar destaque, muito usado em lugares com pouca iluminação, por exemplo: Metrô.

Estratégias de Comunicação Visual para lojas

comunicação visual para lojas de shopping

1. Vitrines

A primeira coisa a se pensar na hora de criar uma comunicação visual eficiente é dar atenção especial as vitrines.

Estratégias bem definidas e inteligentes são o melhor caminho para incentivar o consumo.

As vitrines devem ser renovadas e mexidas constantemente, apresentando um mix dos produtos da loja ou a campanha principal do mês.

Por exemplo: em Agosto, a campanha será DIA DOS PAIS, então sua vitrine estará cheia de itens da data comemorativa.

2. Chame atenção para o seu produto

Você sabe o que significa visual merchandising? É a forma de como o seu produto será apresentado, destacando seus benefícios e recursos. Seu principal objetivo é atrair o cliente.

O primeiro contato do produto na vitrine é que despertará o desejo do cliente de comprar aquilo.

Portanto, faça boas combinações e escolha bem quais tipos de Comunicação Visual para lojas fará parte da sua.

Faça tudo para chamar a atenção do público: coloque placas diferenciadas e coloridas.

Mas tome cuidado com o exagero e com o excesso de informações, que pode acabar poluindo a frente da sua loja.

3. Não dispense o material em PDV

O Material no Ponto de Venda não saiu de moda, ele continua sendo uma ótima maneira de atrair clientes.

Adesivos (de parede ou de chão), cartazes, faixas de gôndolas, banners, stoppers e displays (de chão ou de balcão) podem estar expostos na loja ou até em pontos distantes dela, para influenciar e informar o cliente. Seu foco deve ser sempre instigar a compra.

O conteúdo do material pode ser uma oferta, promoção, queima de estoque ou outra chamativa.

Você também pode investir em sacolas e embalagens da loja.

Tudo pode e deve ser pensado. O ideal é ter o apoio de uma empresa especializada em comunicação visual para lojas para te orientar quais materiais serão os mais adequados e vantajosos para sua loja.

4. Invista na iluminação

Com certeza você já deixou de entrar em um comércio porque o ambiente não era agradável e nem chamava sua atenção, né?

O jogo de luzes da sua loja é responsável por trazer harmonia, concordância com a intenção da marca e deve ser convidativa ao público.

Ambientes sem iluminação e luzes nos lugares errados são capazes de desvalorizar sua vitrine e até mesmo desqualificar seu produto.

A iluminação da sua loja deve ser especial, a empresa de Comunicação Visual te ajudará nesta escolha também. Ela pode te indicar o uso de Spots de Led, que são uma ótima opção, além de muito econômica.

Tenha espaços especiais na loja, decorados e iluminados e procure destacar com focos de luz as suas mercadorias. Como provadores e caixa, por exemplo.

Uma dica: a iluminação pode servir para disfarçar algumas partes negativas do estabelecimento.

5. Harmonize os elementos de design

comunicação visual para lojas

Harmonização é muito ligada a repetição, seja em fontes de textos, símbolos, cores etc.

O design da sua marca pode também atrair ou repelir os clientes.

Se o letreiro da loja for bem planejado e elaborado com a ajuda de um designer profissional, ele certamente será um diferencial. Os clientes sempre observam a fachada e, portanto, tratar bem os elementos dela é importantíssimo.

É preciso compreender o que está escrito. O bom senso e o capricho atrairão os olhares das pessoas.

Seu logotipo deve ser harmônico. Pense na tipografia (fonte) adequada a identidade visual do seu negócio, combine-a com um jogo de cores e boa legibilidade.

Por exemplo, se a cor da sua marca é preto, sua loja deverá ter pontos na cor ou na paleta de cores que compõem/combinam com a cor preta. O que é de responsabilidade da empresa de Comunicação Visual para lojas que você contratou.

6. Proporcione um ambiente agradável

Tornar um ambiente agradável é tornar o espaço familiar.

Todo o espaço deve ser pensado e devidamente organizado, com boa distribuição dos produtos e de todos os outros itens que compõem o ambiente, como móveis e decoração. 

Até mesmo o material de divulgação (cartazes, displays e móbiles) e a limpeza da sua loja comunicam sobre o seu estabelecimento.

Tenha conexão com o seu público-alvo: perfumarias possuem um cheiro específico e único, que reconhecemos de longe. Lojas de skate/surf são características pelo logo ‘’descolado’’ e músicas altas e batidas fortes. Lojas de celulares deixam seus aparelhos livres para tirar fotos.

Perceba que cada ambiente é agradável e idealizado de acordo com o seu consumidor.

Tanto em vitrine, produto, material, iluminação, visual merchandising: todos são alinhados e são da mesma linguagem, de acordo com a Comunicação Visual daquela loja.

7. Contrate uma empresa especializada em Comunicação Visual em lojas

empresa de comunicação visual

Contratando uma empresa, ela ficará responsável por todo esse trabalho, que é uma tarefa difícil para cuidar sozinho. Já pensou dividir cada tarefa e qual o custo de cada uma individualmente? Além da demora do seu tão sonhado espaço ficar pronto.

Ficou com alguma dúvida? Vamos te ajudar!

A Forthlux é especialista em Comunicação Visual e Sinalização Arquitetônica, entre em contato conosco.

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3 Comentários

  1. […] São diversos detalhes que precisamos nos atentar em uma loja, não só cuidar de toda a gestão dos vendedores, estoquistas e caixa, como também cuidar de toda a comunicação visual. […]

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