Fachada de Supermercado; como fazer, tipos e quanto custa

Placa de Extintor
Placa de Extintor: Onde colocar e qual a importância?
18/02/2022
empresa de comunicação visual em são paulo
Empresa de Comunicação Visual em São Paulo
07/04/2022

Fachada de Supermercado; como fazer, tipos e quanto custa

A fachada de supermercado é uma das primeiras coisas que um cliente olha quando vai até ele.

Além disso, o impacto visual nos clientes é sempre importante para chamar atenção deles para o seu estabelecimento.

E o melhor momento para isso, é quando eles estão em frente ao supermercado. Esse é o primeiro passo para atraí-los para sua loja. Afinal, você já estudou muito bem a localização do seu estabelecimento.

Agora, é só aproveitar a circulação das pessoas em volta do seu estabelecimento para atrair novos consumidores. E assim conscientizar eles sobre os seus produtos e desenvolver relacionamentos.

Esse gênero de comércio tem uma relação muito firme com o ambiente à sua volta. E isso leva as pessoas a visitarem o lugar mais vezes, mas somente se tiverem uma boa experiência.

Por outro lado, também é difícil conquistar novos clientes, já que estes podem estar fidelizados a outras lojas.

A concorrência é acirrada, então você não pode subestimar o uso adequado do marketing. 

Felizmente, existem alguns truques simples para lidar com essa situação, dando à fachada de supermercado o potencial de atrair muitos consumidores.

Continue lendo para conhecer as principais estratégias e as vantagens de aplicá-las. Acompanhe!

Afinal, como fazer uma Fachada de Supermercado?

O primeiro passo para ter uma fachada de supermercado que valorize a sua empresa e atraia novos clientes é investir em: 

Elementos visuais

Uma fachada bem organizada, nas cores adequadas e com elementos que capturem a atenção do cliente, são ótimas para deixar ela bem interessante e atrativa.

fachada de supermercado

Os cartazes e as placas também são perfeitos para transmitirem essa mensagem atrativa da fachada. Por isso, explore os diferentes formatos e use sua criatividade para se destacar dos concorrentes.

As Cores Corretas

Através da psicologia das cores é possível gerar nas pessoas um “senso de urgência”. Em outras palavras, é como se fosse um impulso para as compras. 

Você já deve ter reparado que os fast food costumam usar muito o vermelho em suas lojas, isso porque o vermelho induz a fome e a impulsividade.

Para trazer isso para sua fachada, além do vermelho procure usar tons que sejam similares a ele como o laranja ou o amarelo que causam o acolhimento e o desejo.

Legislação da Região

Um detalhe importante é o que a prefeitura diz a respeito do que é ou não permitido na fachada. 

As prefeituras podem ter diferentes regras além da padronização dos elementos visuais da cidade.

Por isso é importante estar informado sobre quais materiais podem ser usados, tamanhos e também o espaço da fachada.

Se você cuidar desses detalhes e também observar sobre as leis de propaganda para divulgação e ofertas, você pode se prevenir de multas e evitar estratégias de reformulação no futuro.

Quais os principais tipos de Fachada de Supermercado?

Para deixá-lo mais confortável na hora de fazer a escolha dos materiais para sua fachada de supermercado, vamos analisar alguns dos materiais mais usados.

fachada de supermercado

Fachadas em ACM

O ACM é um material composto por lâminas de alumínio e polietileno muito usado para confeccionar a comunicação externa de estabelecimentos comerciais.

Esse tipo de material traz um visual muito moderno e profissional para os projetos de fachadas comerciais. 

Ele também é mais resistente porém exige um esforço maior em sua produção e instalação.

Fachadas em Lona

A lona é um material popular por conta de seu baixo investimento. Além disso, ela possui baixas restrições em relação ao que será impresso ou adesivado.

Essa é uma das principais vantagens da lona, já que a impressão digital fica com cores, imagens e detalhes bem fiéis ao pedido do cliente. 

A lona conta com um material bem durável, mas perde para o ACM nesse requisito. Ainda assim, ela pode chegar a uma vida útil de até 1 ou 2 anos em condições de conservação normais.

Adesivos para Fachada

Os adesivos possuem muita versatilidade e um acabamento bem caprichado, por isso são muito utilizados pelos estabelecimentos comerciais.

Esses adesivos costumam ser colocados em superfícies planas como a de lona, ou os painéis de ACM e também em placas de vidro.

Existem vários tipos de adesivos para você escolher e o modelo vai depender da arte que foi decidida para o projeto. Porém, os tipos mais comuns são:

  • Adesivos com impressão digital;
  • Adesivos em recorte.

Letra Caixa

A letra caixa ou letra bloco, é bem rica e luxuosa sendo muito utilizada para deixar a loja mais chamativa e atraente. 

fachada de supermercado

Elas são letras individuais que podem ser fixadas na parede ou através de suportes. Assim como é possível instalar luzes dando efeitos especiais em qualquer horário do dia.

Essas letras podem ser confeccionadas de:

  • PVC Expandido;
  • Acrílico;
  • Latão Polido;
  • Aço Galvanizado;
  • Alumínio;
  • Aço inox escovado ou polido.

Pintura

A pintura é bem tradicional mas não sai de moda. É muito comum que as pessoas utilizem a pintura em seus estabelecimentos por conta de seu baixo custo. 

E apesar disso, devemos sempre pensar nas características da pintura da fachada antes de iniciarmos o projeto. 

A desvantagem da pintura são os retoques que têm que ser feitos com frequência, porém, é possível amenizar isso com tintas acrílicas que possuem a capacidade de permeabilização. A fachada ainda vai precisar de retoques, porém com menos frequência.

Quanto custa uma fachada de Supermercado?

Para cada material você terá um valor específico. Uns mais caros e outros mais em conta. Mas vamos tomar como base o material mais usado na produção de fachada de supermercados, o ACM.

fachada de supermercado

As fachadas de ACM normalmente são cobradas por M². A média do mercado varia entre R$ 450 a R$ 1000, dependendo da complexidade do projeto.

Esse valor também pode variar de acordo com a empresa que você irá negociar, por isso é importante fazer no mínimo 3 orçamentos para optar pelo melhor custo benefício.

Como inovar sua fachada de Supermercado

Sabemos que o dia a dia de um dono ou gerente de supermercado é muito corrido e agitado. 

Ainda assim, atrair a atenção dos clientes através de uma fachada diferenciada e fazer com que o cliente escolha você ao invés dos concorrentes não é uma tarefa fácil.

Muitas vezes pela falta de caixa ou até pelos gestores e administradores, não há muito planejamento antes de desenvolver a fachada de supermercado.

É muito comum também que a fachada esteja desatualizada e precise de mais personalidade.

Para tudo isso, conte com a Forthlux para te ajudar desde o projeto até a instalação de sua fachada. Faça um ORÇAMENTO e tenha o nosso apoio para o que precisar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redatores da Agência Web Marketing e todos os direitos estão reservados. Sendo proibida a cópia do conteúdo ou parte dele.

Avalie este post
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.