Placas de Segurança: Conheça 3 tipos fundamentais

placas de sinalização canteiro de obras
Placas de Sinalização em Canteiro de Obras: Qual sua importância?
07/06/2021
nr 23
NR 23: Saiba tudo sobre a Norma de Proteção e Combate a Incêndios
28/07/2021
Mostrar tudo

Placas de Segurança: Conheça 3 tipos fundamentais

As placas de segurança são sinalizações necessárias para a prevenção de acidentes, proteção e segurança de todos. É comum que sejam utilizadas em ambientes industriais, ambientes de obras e até mesmo em ambientes convencionais, quando é necessário avisar sobre o perigo existente.

Assim como os EPCs  (Equipamentos de Proteção Coletiva), as placas de segurança são dispositivos essenciais e se fazem necessárias como medida protetiva coletiva, em todos os ambientes.

3 tipos fundamentais de placas de segurança

placas de sinalização canteiro de obras

Placas de Sinalização de Emergência

As placas de sinalização de emergência tem como uma das muitas finalidades alertar as pessoas presentes no ambiente, para reduzir riscos de incêndio e também orientá-las em como agir e para onde ir nessa situação. As placas de sinalização de emergência são divididas em 4 categorias;

Placas de Sinalização de proibição

sinalização de proibição

As sinalizações de proibição indicam situações de risco à vida humana, visando proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento.

Esse tipo de sinalização segue o padrão de:

  • forma circular;
  • borda branca;
  • cor de fundo sendo branca ou fluorescente;
  • símbolo na cor preta;
  • e faixa diametral e circular na cor vermelha.

Exemplos: proibido fumar, proibida a entrada de animais, proibido estacionar, proibido jogar lixo e entrada proibida.

Placas de Sinalização de alerta

sinalização de alerta

As sinalizações de alerta são usadas para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio, explosão, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.

Esse tipo de sinalização segue o padrão de:

  • forma triangular;
  • faixa triangular na cor preta;
  • cor de fundo amarela ou fluorescente;
  • e símbolo na cor preta.

Exemplos: perigo-alta tensão, cuidado-risco de choque elétrico, perigo-temperatura alta, perigo-substância inflamável, queda com desnível, obstáculos-locais perigosos e cabine elétrica.

Placas de Sinalização de orientação e salvamento

placas de rota de fuga

Já as sinalizações de orientação e salvamento são para indicar direções, mudanças de direções, rotas de fuga, escadas, entradas e saídas.

Esse tipo de sinalização segue o padrão de:

  • forma retangular ou quadrada;
  • símbolo, texto e fundo na cor verde e na cor fluorescente.

Exemplos: saída de emergência, caminho e evacuação, cuidado com os degraus, aperte e empurre, em caso de incêndio-não use elevador, porta corta-fogo e ponto de encontro.

Placas de Sinalização de equipamentos

sinalização de extintores

E por fim, as sinalizações de equipamentos servem para apontar a localização dos equipamentos de combate a incêndio e alarmes disponíveis para acionamento.

Esse tipo de sinalização segue o padrão de:

  • formato quadrado ou retangular;
  • cor de fundo vermelha;
  • símbolo e margem fluorescente.

Exemplos: alarme sonoro, extintor de incêndio, abrigo de mangueira e hidrante, bomba de incêndio, telefone de emergência, extintor de água e pó químico.

Placas de Segurança do Trabalho

placas de segurança do trabalho

Esse tipo de placa tem como finalidade tornar o ambiente de serviço seguro. Através delas, os colaboradores podem ser alertados sobre possíveis perigos, assim como também podem indicar rotas e locais a serem seguidos e reafirmar o uso de equipamentos de proteção individual. Além disso, são distinguidas por cores e cada cor denota um tipo de sinalização.

As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça. Por isso, as cores utilizadas ajudam a identificar cada tipo de placa de segurança do trabalho. Por exemplo;

1. Vermelho — Placas de Proibição

São utilizadas normalmente onde há algum tipo de atitudes proibidas em ambientes de trabalho ou no tocante a materiais, equipamentos ou substâncias. É feito o uso de símbolos com fundo vermelho e com formato retangular.

Assim, ocorrerá a eficiente prevenção de acidentes, o que torna o ambiente mais seguro, proporcionando melhor desempenho daqueles que fazem parte do ambiente.

2. Amarelo — Placas de Alerta

Indica a necessidade de adoção de cautela, precaução ou que não se tenha acesso ao local em virtude do perigo presente. Será instalado um símbolo de cor preta sobre uma base amarela, borda preta em formato triangular.

Essa placa trará a informação que o setor é uma área restrita, traz risco de contaminação ou de queda de objetos, como exemplo, pode ser um espaço de alta tensão, dentre outras condições.

3. Laranja — Placas de Atenção

sinalização de segurança do trabalho

O laranja é normalmente utilizado para alertar possíveis ameaças. Por conta da sua fácil visualização, mesmo em um ambiente com poluição visual, as placas com a coloração laranja são utilizadas para indicar a canalização de ácidos, dispositivos de corte, como bordas de serras e prensas, e equipamentos aquáticos.

4. Verde — Placas de Segurança

sinalização de segurança do trabalho

Assim como na sinalização de trânsito, o verde costuma indicar segurança. Dentro de um ambiente de trabalho, a cor é encontrada em itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência, na sinalização de portas e em caixas contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em um contexto de risco, ter sinalização verde no ambiente corporativo é essencial para guiar os colaboradores nas tomadas de decisões em situações de urgência.

5. Azul — Placas de Obrigação

Tem como finalidade indicar a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual (EPI), em momentos ou locais definidos. Esse aviso é feito mediante um pictograma branco sobre fundo azul e de forma circular.

Seu principal objetivo é prevenir acidentes no ambiente de trabalho, os quais acarretam grandes prejuízos para os empregados e empregadores.

Placas de Canteiro de Obras

placas de sinalizacao-canteiro-de-obras

De acordo com a NR-18 (Norma Regulamentadora 18), utilizar placas de sinalização em canteiros de obras é obrigatório. Pois utilizando as placas de segurança, o ambiente de trabalho se torna mais seguro para todos. Visto que, as placas de sinalização no canteiro de obras, normalmente indicam alerta, obrigações e proibições. Entretanto, também podem indicar riscos, orientar em situações de emergência e também, conscientizar sobre algo, como por exemplo, o uso dos EPIs.

O item 27 da NR-18 menciona a sinalização de segurança que deve ser adotada em canteiros de obra de acordo com a lei. Tudo para evitar acidentes e garantir a segurança do ambiente de trabalho para os funcionários.

O ponto 18.27.1 da legislação indica os objetivos da sinalização do canteiro de obras:

  1. Mostrar os locais de apoio que compõem todo o canteiro de obras.
  2. Apontar as saídas existentes através de setas ou dizeres.
  3. Utilizar cartazes, placas e avisos para manter a comunicação direta e clara com os trabalhadores.
  4. Indicar perigo de contato ou de acionamento acidental de máquinas e equipamentos.
  5. Mostrar lugares com risco de quedas.
  6. Ressaltar a obrigatoriedade do uso do EPI que a atividade demanda, respeitando a devida sinalização e alerta próximo ao posto de trabalho.
  7. Alertar sobre áreas de transporte que devem ser isoladas por circulação de materiais com grua, guincho e guindaste.
  8. Mostrar pontos de acesso, circulação de veículos e equipamentos na obra.
  9. Alertar os trabalhadores em lugares com pé-direito inferior a 1,80m para que tenham atenção à passagem.
  10. Advertir sobre lugares com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

Esses são os quesitos obrigatórios por lei que devem ser respeitados em um canteiro de obras para manter a segurança do lugar.

Dicas para a instalação correta das placas de segurança

placas fotoluminescentes

As placas de segurança, devem estar instalados em locais estratégicos e precisam estar nítidos e visíveis. 

Para iniciar a instalação das placas o indicado é que o foco seja dado àquelas que apresentam os maiores riscos para os trabalhadores. Esse é o caso das placas de segurança que sinalizam riscos de acidentes ou no caso daquelas que advertem sobre risco vital.

Depois que o mapeamento das principais áreas está feito, ou seja, as placas que indicam maiores riscos já foram colocadas em seus devidos lugares, se torna possível analisar com mais profundidade os outros lugares que também precisam de sinalização de segurança.

Conclusão

Agora, ficou mais fácil entender a importância que as placas de segurança possuem, não é mesmo? Por isso, é de extrema importância entrar em contato com empresas especialistas no assunto, para não correr o risco de adquirir sinalizações errôneas. Afinal, não é somente a segurança da sua empresa que pode ser comprometida, mas também, a de seus colaboradores. 

A Forthlux é uma empresa com experiência no mercado de sinalização de segurança. FAÇA UM ORÇAMENTO!

Avalie este(a) post

1 Comentário

  1. […] importante no PSCI constar todos os equipamentos e placas de segurança, como por exemplo as placas de sinalização de orientação, alerta e salvamento, sinalização de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *