Placas de Sinalização em Canteiro de Obras: Qual sua importância?

placas de segurança do trabalho
Placas de Segurança do Trabalho em São Paulo
04/06/2021
Placas de Segurança: Conheça 3 tipos fundamentais
22/06/2021
Mostrar tudo

Placas de Sinalização em Canteiro de Obras: Qual sua importância?

placas de sinalização canteiro de obras

Utilizar placas de sinalização em canteiro de obras é essencial para garantir aos trabalhadores segurança e proteção.

Além disso, essa prática é obrigatória de acordo com a Norma Regulamentadora 18 (NR-18).

Por isso, fizemos este texto para explicar a você para que servem as placas de sinalização em canteiro de obras, o que é importante fazer para respeitar a regulamentação e quais são as dicas que farão diferença na prática ao fornecer a sinalização de segurança adequada.

Assim, se você tem interesse neste assunto, leia este texto até o final para aprender mais sobre o tema.

O que é a sinalização de segurança?

placas de sinalização canteiro de obras

A sinalização de segurança existe para apontar possíveis perigos em um ambiente de trabalho e, assim, os funcionários poderem se precaver e tomar os devidos cuidados para evitar acidentes e outras situações de emergência.

Essa sinalização pode ser de diversas formas. A maneira mais comum é por placas com avisos, mas também podem ser utilizados sinais luminosos ou até acústicos.

Essas placas, geralmente, são de alerta, obrigações e proibições. Mas o sinal pode identificar riscos, mostrar uma emergência ou até conscientizar sobre um tema.

Qual é a importância das placas de sinalização em canteiro de obras?

O Ministério do Trabalho aponta que 23 mil acidentes acontecem todos os anos no ramo da construção civil. 

Os principais fatores responsáveis por esses números alarmantes são a falta de equipamentos de proteção individual e coletiva, o uso inadequado das máquinas e a inexistência de treinamentos efetivos sobre como se comportar em um canteiro de obras de forma segura.

Por isso, é essencial implementar medidas de prevenção de acidentes e os gestores têm responsabilidade direta nesta atividade.

Assim, foi criada a NR-18, uma Norma Regulamentadora específica ao público de construção civil que visa melhorar as condições de trabalho deste ramo. 

Para que servem as placas de sinalização em canteiro de obras?

placas de sinalizacao-canteiro-de-obras

Na prática, as placas de sinalização são colocadas em lugares estratégicos que possam apresentar algum perigo aos funcionários. Abaixo vemos alguns exemplos de situações.

  • Placas que advertem sobre possibilidade de quedas para evitar que os trabalhadores do local se machuquem.
  • Sinais que indiquem passagem por lugares com pé-direito baixo, geralmente medindo menos do que 1,8m. Isso evita que as pessoas batam com a cabeça ao se distraírem caminhando.
  • Lembretes sobre a obrigatoriedade de utilizar EPIs e estar alerta ao contato com máquinas que podem causar acidentes.
  • Mostrar lugares com circulação de veículos para evitar atropelamentos.
  • Indicais locais que não devem ser acessados por apresentar risco à vida, contendo substâncias nocivas à saúde, por exemplo.

O que é obrigatório de acordo com a norma regulamentadora?

O item 27 da NR-18 menciona a sinalização de segurança que deve ser adotada em canteiros de obra de acordo com a lei. Tudo para evitar acidentes e garantir a segurança do ambiente de trabalho para os funcionários.

O ponto 18.27.1 da legislação indica os objetivos da sinalização do canteiro de obras:

  1. Mostrar os locais de apoio que compõem todo o canteiro de obras.
  2. Apontar as saídas existentes através de setas ou dizeres.
  3. Utilizar cartazes, placas e avisos para manter a comunicação direta e clara com os trabalhadores.
  4. Indicar perigo de contato ou de acionamento acidental de máquinas e equipamentos.
  5. Mostrar lugares com risco de quedas.
  6. Ressaltar a obrigatoriedade do uso do EPI que a atividade demanda, respeitando a devida sinalização e alerta próximo ao posto de trabalho.
  7. Alertar sobre áreas de transporte que devem ser isoladas por circulação de materiais com grua, guincho e guindaste.
  8. Mostrar pontos de acesso, circulação de veículos e equipamentos na obra.
  9. Alertar os trabalhadores em lugares com pé-direito inferior a 1,80m para que tenham atenção à passagem.
  10. Advertir sobre lugares com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

Já o item 18.27.2 da regulamentação alega que “é obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias públicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais”.

O item acima previne que outros carros ou pessoas transitando pelo local invadam o canteiro de obras sem querer e causem algum acidente.

Por fim, há o item 18.27.3. Ele diz que “a sinalização de segurança em vias públicas deve ser dirigida para alertar os motoristas, pedestres e em conformidade com as determinações do órgão competente.”

Esses são os quesitos obrigatórios por lei que devem ser respeitados em um canteiro de obras para manter a segurança do lugar.

Dicas para a colocação correta de placas de sinalização em canteiro de obras

placas de sinalizacao-canteiro-de-obras

Agora que você já percebeu a importância das placas de sinalização em canteiro de obras, vamos te dar algumas dicas com boas práticas que você pode aplicar em seu negócio.

  1. Primeiramente, procure definir um padrão de cores. Esse recurso visual auxilia muito na rápida compreensão dos trabalhadores. A cor vermelha, por exemplo, costuma ser associada à proibição, enquanto o amarelo, à atenção. 
  2. Ou seja, quando você adota um padrão de cores para cada tipo de aviso, só de olhar para a placa o funcionário já faz uma associação do que ela sugere.
  3. Além disso, não faça textos longos ou confusos. A mensagem das placas deve ser direta e não causar dúvidas. 
  4. Quando você começar a aplicar a sinalização, comece pelos principais focos de perigo para os trabalhadores, ou seja, aqueles com risco de acidente ou até morte.
  5. Depois que as principais áreas estiverem mapeadas, você pode analisar mais profundamente outros possíveis focos de atenção para aplicar a sinalização de segurança correta.

Conclusão

Por fim, um dos fatores mais importantes para que os resultados da sinalização sejam efetivos é o treinamento adequado dos funcionários. Assim, o gestor deve garantir que todos os trabalhadores saibam interpretar as placas e estejam cientes dos cuidados que devem ter no ambiente de trabalho.

Com uma relação de confiança estabelecida, você também pode solicitar aos seus empregados que indiquem qualquer ponto de atenção e perigo que possa surgir no canteiro de obras para que a devida placa de sinalização seja implementada.

A Forthlux é uma empresa com experiência no mercado de sinalização de segurança. Conheça nossa loja virtual e veja nossas placas de sinalização para canteiro de obras. 😄

Veja também mais artigos que podem ser do seu interesse;

Avalie este post
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

1 Comentário

  1. […] serem os canteiros de obras locais que apresentam grandes riscos à saúde dos colaboradores, percebeu-se a necessidade da […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.