Sinalização para Deficientes Visuais: conheça!

Fachada de ACM no Barueri
Fachada de ACM na Vila Carrão
05/02/2021
Fachada de ACM no Barueri
Fachada de ACM na Barra Funda
12/02/2021

Sinalização para Deficientes Visuais: conheça!

sinalização para deficientes visuais
 

Você sabia que 39 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de limitação visual? É por isso que a sinalização para deficientes visuais é essencial em qualquer estabelecimento, garantindo sua segurança e livre circulação por onde desejar.

As normas de acessibilidade são um dever que visa o bem-estar de todas as pessoas, independente de suas limitações e do estabelecimento em que ela está, sendo público ou privado.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de um milhão de brasileiros têm a visão reduzida ou são deficientes visuais. E dentro deste cenário, a sinalização para o deficientes visuais é muito importante! Afinal, qualquer fenômeno em seu caminho deve estar muito bem sinalizado.

Todos os tipos de sinalização para deficientes utilizam diversos formatos de comunicação para alertar, informar e direcionar o usuário. E hoje falaremos das três sinalizações com eficiência comprovada pelas normas de acessibilidade. Continue a leitura!

No post de hoje, falaremos sobre:

Vamos lá?

O que é acessibilidade?

sinalização para deficientes visuais

Corrimão com orientações em braile.

Acessibilidade nada mais é do que dar acesso às pessoas que portam algum tipo de deficiência ou dificuldade motora.

O maior objetivo da acessibilidade é garantir que essas pessoas circulem nos espaços urbanos sem qualquer tipo de obstáculo ou barreira que as impeçam de transitar e circular livremente naquele local.

Em outras palavras, o objetivo da acessibilidade é adaptar os ambientes para qualquer tipo de usuário, garantindo que nenhuma pessoa tenha sua integridade física ou saúde comprometida.

Só para exemplificar, o que acontece se um deficiente visual se interessar por um imóvel e descobrir que o condomínio não possui acessibilidade? Ou precisar transitar dentro de um shopping e não encontrar nenhum mapa tátil para se locomover?

A sinalização para deficientes visuais é muito importante e é sobre isso que falaremos hoje. Veja abaixo!

Sinalização para deficientes visuais

Você sabia que o arquiteto, durante o planejamento de um projeto, deve pensar em como tornar o ambiente acessível para todos os usuários?

O ambiente precisa ter rotas sinalizando entradas, saídas, corredores, pilastras, degraus, entre outros.

Sendo assim, a sinalização para deficientes visuais tem como finalidade alertar, proibir, localizar e direcionar o usuário com deficiência visual.

Quais são os tipos de sinalização para deficientes visuais?

Todo tipo de sinalização para deficientes visuais são pautadas de acordo com a norma ABNT 9050 e 16.537.

Todo tipo de comunicação deve obedecer regras de altura, relevo, material, tamanho, formato, cores (para usuários com visão reduzida), distanciamento, fonte da letra, entre outros diversos requisitos citados na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Existem três tipos de sinalização para deficientes visuais, sendo elas:

Piso tátil

sinalização para deficientes visuais

Piso tátil em uma via pública.

Também conhecido como piso antiderrapante ou piso de bolinhas, o piso tátil é o recurso de acessibilidade mais famoso e que mais encontramos no nosso dia a dia.

Desse modo, seu objetivo é informar os deficientes visuais sobre as barreiras e os obstáculos em seu caminho. Por exemplo: escadas, elevadores, rampas, calçadas e mudança de direção.

Mapa tátil

Mapa tátil em braile, com direções e orientações do espaço físico.

Mapas táteis são desenhos técnicos com textos em alto relevo, braile, cores e símbolos.

Os mapas táteis ficam posicionados em pedestais, virados para cima como se fossem livros.

Aliás, esse recurso deve estar de acordo com a proporção geométrica em relação às dimensões reais do ambiente.

Em outras palavras, o mapa deve passar as dimensões REAIS e EXATAS do espaço para os deficientes visuais se localizarem e saberem qual a distância, caminhos e obstáculos até seu destino final.

Placas de sinalização

sinalização para deficientes visuais

Placa de sinalização em braile para identificação de setor.

As placas de sinalização são compostas por textos e pictogramas (símbolos que passam uma informação através de figuras e desenhos).

Esse tipo de placa deve ter tradução em braile em alto relevo e seguir os padrões de altura, tamanho, fonte e distanciamento das letras de acordo com a norma ABNT.

Entretanto, a tradução em braile deve ser realizada por profissionais da área e de acordo com as exigências dessa linguagem.

O que acontece se o local não estiver devidamente sinalizado?

A sinalização e acessibilidade para deficientes visuais é pautada pela legislação brasileira e o não cumprimento dessas regras podem acarretar multas e penalizações.

As multas e as penalizações variam de acordo com o local da infração e sua natureza. E suas aplicações são realizadas pelas entidades responsáveis, como Ministério Público e Prefeitura.

Por exemplo, qualquer estabelecimento que não esteja sinalizado corretamente, segundo as normas de acessibilidade e traduções em braile, o Ministério Público ou a Prefeitura poderão ser acionados.

A sinalização para deficientes visuais são de extrema importância para a inclusão social, expressão do indivíduo como cidadão e para proporcionar autonomia ao deficiente, afim de deixá-lo confiante ao circular nas vias públicas e privadas, sem riscos e obstáculos em seu trajeto.

Agora que você chegou até aqui, saiba que a Forthlux é ESPECIALISTA em sinalização para deficientes visuais!

Contamos com profissionais altamente capacitados neste segmento. Possuímos equipes para projetar, produzir e instalar sua sinalização para deficientes visuais. Além de trabalharmos com matérias primas de primeira qualidade.

Faça a sinalização do seu estabelecimento com a gente! Clique aqui para entrar em contato.

 
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *