Você já notou como as padarias investem em suas fachadas e em seus elementos visuais? Tudo isso porque os elementos na fachada de padaria tem o grande poder de atrair mais clientes além de deixar a mesma com aquele visual de modernidade.
Mas quanto será que custa para atualizar uma fachada de padaria? e qual material mais indicado?
Além dessas dúvidas, é muito comum que as pessoas se perguntem se vale mesmo a pena investir em uma bela fachada.
Nesse artigo, vamos esclarecer essas dúvidas e ainda te deixar mais informado sobre o assunto. Assim, você pode escolher a melhor fachada para o sua padaria e ainda arrasar no visual moderno.
Acompanhe a leitura.
Para ter uma fachada de padaria que faça as pessoas se sentirem atraídas e ainda trazer aquele efeito visual incrível, o primeiro passo é investir em:
Os efeitos visuais tem o objetivo de fazer as pessoas acharem sua fachada atraente, bonita e interessante.
Por isso, aposte em bons efeitos visuais que condizem com sua marca e com o seu produto.
Dessa forma, você não vai cometer um dos erros mais comuns que é fazer uma fachada confusa.
E para obter resultados ainda melhores você também vai precisar usar as cores adequadas.
Se você já foi a um fast-food, você já deve ter notado o comum uso do vermelho combinado ao amarelo. Essa combinação de cores é para fazer com que as pessoas sintam fome e ao mesmo tempo saiam logo do local.
Mas o que você pode aproveitar dessa estratégia é a psicologia das cores, que serve para nos ajudar a escolher as cores adequadas para cada tipo de negócio.
Já que as padarias são os melhores locais para se comer uma gostosura, as cores mais indicadas são o vermelho, amarelo e laranja.
E se você quiser algo mais doce o bege, marrom e o rosa claro também são muito indicados.
É muito importante estar atento ao que a prefeitura diz a respeito do que é ou não permitido na fachada.
As prefeituras podem ter diferentes regras, além da padronização dos elementos visuais da cidade.
Em São Paulo, por exemplo, imóveis de esquina ou com mais de uma frente para logradouro público, será permitida a instalação de um anúncio por testada, atendidas as respectivas áreas máximas.
Independentemente do local de instalação do anúncio, sua altura máxima não poderá ultrapassar 5m.
Os anúncios indicativos deverão, ainda, atender às condições detalhadas do manual ilustrado de aplicação da lei da cidade limpa, conforme a dimensão da testada e o local de instalação escolhido.
Outro detalhe para estar atento é sobre os materiais que serão utilizados, além dos tamanhos e do espaço que a fachada vai precisar.
E para que você não tenha o problema de investir na sua fachada e depois correr o risco da fiscalização te pedir para removê-la, é só cuidar para que tudo saia como planejado.
É muito comum as pessoas refletirem sobre o tipo de material mais adequado para suas fachadas. Por isso vamos discutir aqui alguns dos materiais mais usados.
A sigla ACM (Aluminium composite material) significa material composto por alumínio. O ACM é composto por duas camadas de alumínio e uma camada de polietileno de baixa densidade.
Ele é um tipo de material muito usado para confeccionar a comunicação externa de estabelecimentos comerciais.
A fachada em ACM traz um visual muito moderno e profissional. Além disso, ela é muito mais resistente aos efeitos do tempo.
Esse tipo de material pode durar quase meio século, por isso reduz muito o custo da manutenção e de substituições. Além disso, o material é reciclável e incombustível.
A manutenção do ACM é muito tranquila pois você só vai precisar de sabão com água no máximo 3 vezes ao ano para fazer a limpeza.
Em seguida, um tipo de material popular por conta de seu baixo investimento é a lona. E além de ter um custo menor, ela também possui baixas restrições em relação ao que será impresso ou adesivado.
Por isso, essa é uma das principais vantagens da lona, já que a impressão digital fica com cores, imagens e detalhes bem fiéis ao pedido do cliente.
A lona também conta com um material bem durável, mas perde para o ACM nesse requisito. Mesmo assim, ela pode chegar a uma vida útil de até 1 ou 2 anos em condições de conservação normais.
Os adesivos possuem muita versatilidade e um acabamento bem aprimorado, por isso são muito utilizados pelos estabelecimentos comerciais.
Esses adesivos costumam ser fixados em superfícies planas como a da lona, ou os painéis de ACM e também em placas de vidro ou chapas de aço galvanizadas.
Por fim, são vários tipos de adesivos para agradar todos os públicos e o modelo vai depender da arte que foi decidida para o projeto. Porém, os tipos mais comuns são:
A letra caixa ou letra bloco é bem rica e moderna sendo muito utilizada para deixar a padaria mais atrativa para os clientes.
Essas letras são individuais e podem ser fixadas diretamente na parede ou podem ser fixadas na própria fachada. Assim é possível instalar luzes trazendo efeitos especiais a qualquer hora do dia.
As letras caixas podem ser confeccionadas de:
Por fim, nossa dica é que a letra em caixa seja utilizada combinada ao ACM. (É o modelo de fachada de padaria mais usado hoje em dia).
Atualmente, é muito comum as pessoas optarem pela pintura em suas fachadas por conta de seu baixo investimento.
E apesar disso, devemos pensar sobre as características da pintura da fachada antes de iniciarmos o projeto.
A desvantagem da pintura são os retoques que têm que ser feitos com frequência.
Mas é possível amenizar esse problema através das tintas acrílicas que possuem a capacidade de permeabilização. A fachada vai continuar precisando de retoques, porém com menos frequência.
Uma boa dica é a pintura da fachada com a colocação das letras caixas fixadas diretamente na parede.
Agora veremos uma das partes mais importantes deste artigo, quanto custa uma fachada de padaria?
Para cada material você vai ter um valor específico. Alguns materiais são mais baratos e outros são mais caros.
Mas vamos usar como base o material mais usado na produção de fachadas de padaria, o ACM.
As fachadas de ACM normalmente são cobradas por M². A média do mercado varia entre R $450,00 a R $1000,00, dependendo da complexidade do projeto.
Contudo, esse valor também pode variar de acordo com a empresa que você irá negociar, por isso é importante fazer orçamentos para optar pelo melhor custo benefício.
Atualmente, o empresário possui um tempo muito curto para cuidar de tantas coisas em seu dia a dia.
Além de cuidar de seus clientes, também é necessário cuidar do visual do estabelecimento. E nada melhor para chamar a atenção de novos clientes do que uma fachada elegante e moderna.
Por isso, conte com a ForthLux para facilitar o seu dia a dia.
Além de trazer inovação para sua fachada, nós podemos te ajudar desde o projeto até a instalação dela. Por isso, FAÇA UM ORÇAMENTO e tenha o nosso apoio para o que precisar.
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