Placas de Segurança do Trabalho na Zona Sul

Placas de Segurança do Trabalho na Zona Norte
04/02/2022
Placa de Extintor
Placa de Extintor: Onde colocar e qual a importância?
18/02/2022
Mostrar tudo

Placas de Segurança do Trabalho na Zona Sul

placa de segurança do trabalho zona sul

As placas de segurança do trabalho na zona sul servem para orientar colaboradores e visitantes que circulam em um ambiente de trabalho, a fim de evitar a ocorrência de acidentes. O uso das placas de segurança do trabalho em locais que ofereçam riscos ao bem-estar das pessoas é obrigatório e previsto por lei.

As placas devem conter algumas características básicas que são determinadas em manuais de órgãos responsáveis como a norma NR 26. O principal objetivo é tornar fácil a identificação das informações nelas contidas, sobretudo em situações de emergência.

As normas determinam, por exemplo, as cores corretas a serem utilizadas em cada tipo de sinalização e o posicionamento estratégico para que elas sejam vistas com facilidade sem interferir na rotina e trabalho e trazendo total segurança aos usuários.

Para que servem as Placas de Segurança do Trabalho na Zona Sul?

As placas de segurança do trabalho na zona sul visa alertar os trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção no ambiente de trabalho (EPI e EPC). É uma medida de prevenção prática, rápida e de fácil entendimento.

A Norma Regulamentadora das placas de segurança do trabalho na zona sul é a NR-26 – Sinalização de Segurança, publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A NR-26 trata sobre as cores que devem ser utilizadas para indicar e advertir sobre os riscos e a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produto químico.

Porque as Empresas na Zona Sul devem fazer uso das Placas de Segurança do Trabalho?

Adotar a sinalização de segurança no ambiente de trabalho permite o manuseio, estocagem e movimentação de materiais de forma mais segura. Permite a manutenção segura das máquinas e equipamentos, assim como, a execução das atividades do trabalhador de forma segura.

As placas de segurança do trabalho na zona sul são de extrema importância para a obter um ambiente de trabalho seguro, pois se comunica com os colaboradores, alertando de perigos, indicando locais e rotas a serem seguidas e também serve para reafirmar regras de segurança, como o uso de EPI’s.

Quais são os tipos de placas de segurança do trabalho?

As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça. Por isso, as cores utilizadas ajudam a identificar cada tipo de placa de segurança do trabalho. Por exemplo;

1. Vermelho — Placas de Proibição

São utilizadas normalmente onde há algum tipo de atitudes proibidas em ambientes de trabalho ou no tocante a materiais, equipamentos ou substâncias. É feito o uso de símbolos com fundo vermelho e com formato retangular.

Assim, ocorrerá a eficiente prevenção de acidentes, o que torna o ambiente mais seguro, proporcionando melhor desempenho daqueles que fazem parte do ambiente.

2. Amarelo — Placas de Alerta

Indica a necessidade de adoção de cautela, precaução ou que não se tenha acesso ao local em virtude do perigo presente. Será instalado um símbolo de cor preta sobre uma base amarela, borda preta em formato triangular.

Essa placa trará a informação que o setor é uma área restrita, traz risco de contaminação ou de queda de objetos, como exemplo, pode ser um espaço de alta tensão, dentre outras condições.

3. Laranja — Placas de Atenção

O laranja é normalmente utilizado para alertar possíveis ameaças. Por conta da sua fácil visualização, mesmo em um ambiente com poluição visual, as placas com a coloração laranja são utilizadas para indicar a canalização de ácidos, dispositivos de corte, como bordas de serras e prensas, e equipamentos aquáticos.

4. Verde — Placas de Segurança

Assim como na sinalização de trânsito, o verde costuma indicar segurança. Dentro de um ambiente de trabalho, a cor é encontrada em itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência, na sinalização de portas e em caixas contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em um contexto de risco, ter sinalização verde no ambiente corporativo é essencial para guiar os colaboradores nas tomadas de decisões em situações de urgência.

5. Azul — Placas de Obrigação

Tem como finalidade indicar a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual (EPI), em momentos ou locais definidos. Esse aviso é feito mediante um pictograma branco sobre fundo azul e de forma circular.

Seu principal objetivo é prevenir acidentes no ambiente de trabalho, os quais acarretam grandes prejuízos para os empregados e empregadores.

Conclusão

Um ambiente de trabalho seguro é indispensável para uma boa qualidade de vida para o trabalhador, deve ser prioridade de qualquer empresa o fornecimento de segurança e prevenção aos seus colaboradores. Dentre as diversas formas de manter um ambiente de trabalho seguro, está o uso das placas de segurança do trabalho na zona norte.

Com toda certeza você já se deparou com diversas destas sinalizações no seu dia a dia, desde as placas que avisam sobre um piso escorregadio àquela que indica a saída de emergência, todas essas são exemplos de sinalizações de segurança.

A Forthlux é uma empresa em SP com experiência no mercado de sinalização de segurança. Conheça nossa loja virtual e veja nossas placas de segurança do trabalho. 😄

[rock-convert-cta id=”1291″]

Avalie este post
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.