Faixas e banners são estratégias clássicas de marketing offline para atrair o público. Seus objetivos principais são passar uma mensagem rápida e de fácil compreensão ao leitor.
Essas ferramentas são usadas por grandes marcas até hoje para se afirmarem na lembrança do consumidor, divulgar um serviço/produto e alcançar pessoas — tudo isso numa única jogada.
O uso de faixas e banners são bem comuns. Agora, você sabia que os dois NÃO SÃO sinônimos? Pois é, é sobre isso que falaremos hoje.
Afinal, é essencial que você saiba essa diferença para ter sucesso na divulgação da sua empresa 😉
Neste conteúdo você saberá como diferenciar uma faixa de um banner, quais são suas principais características e ainda como confeccioná-los. Vamos lá?
Faixas e banners são ferramentas muito utilizadas na comunicação visual, tanto para divulgar algum serviço ou produto e também para realizar propagandas.
Facilmente encontrados em PDVs (pontos de vendas), feiras e eventos, as faixas e banners são compostos por textos e imagens, passando uma mensagem no intuito de divulgar ou vender.
Porém, mesmo sendo famosos e fáceis de se encontrar nas ruas, muitas pessoas acham que faixas e banners são sinônimos. Mas saiba que cada um têm uma função diferente e servem para diversas formas de propaganda. Veja agora a diferença entre Faixa e Banner!
A principal característica da faixa é o seu formato. Normalmente são confeccionadas no formato retangular e na horizontal (deitado).
Por ser confeccionada em diversos materiais, a faixa pode ser instalada em áreas internas e externas, desde que chame a atenção do público.
Seu acabamento pode ser feito em madeira arredondada, cordão de nylon e ponteira de plástico ou ilhós.
A mensagem da faixa é breve e objetiva. Sendo assim, o texto é curto e de rápida leitura.
As cores são planejadas para chamar atenção. E para isso, é utilizada a técnica de design gráfico chamada diagramação, que distribui e organiza textos e imagens de uma página.
Por fim, é comum vermos as faixas penduradas perto de produtos ou serviços, como em supermercados, inauguração de um novo comércio, promoções de lojas, entre outros.
O banner também é instalado em ambientes internos e externos. Mas, sempre na posição vertical (em pé).
Muito utilizado para divulgar shows, eventos e festas, o banner costuma ter mais informações que a faixa, por exemplo: número de telefone, endereço ou e-mail.
E diferente das faixas, os banners costumam ser maiores, podendo ir desde os pequenos em 40x60cm até os maiores em cerca de 150x300cm, apresentando uma área maior para a propaganda.
Seu acabamento é semelhante a faixa, a diferença é a posição da instalação.
Por serem confeccionados com imagens e textos menores, eles são indicados para exposição em ambientes pequenos. Ou seja, em que o leitor está próximo para ler. Por exemplo: apresentação de trabalhos acadêmicos, recepção de eventos, ações de marketing, PDVs, entre outros.
Em primeiro lugar, sempre busque por profissionais capacitados na área de comunicação visual.
Para a confecção de faixas e banners, saiba que é necessário ter materiais, máquinas e tintas específicas para uma impressão de alta resolução e longa durabilidade do produto.
Por ficarem expostos na rua, pegando chuva e sol diariamente, seu material deve ser resistente. Afinal, quem nunca estava passando na rua e se deparou com uma propaganda que parecia estar derretida? Se você deseja driblar essa situação, invista em profissionais de qualidade para cuidar da sua divulgação.
É muito importante pesquisar o melhor material e acabamento para a propaganda que você deseja. Atualmente existem diversos materiais e acabamentos, como: brilhante, fosco, relevo — em ilhós, madeira, etc.
Tudo isso é importante, afinal lembre-se: não basta o design ser incrível, a impressão também precisa ser impecável. Portanto, tenha uma gráfica ou empresa de comunicação visual de confiança para que todo o trabalho seja eficaz ao chamar a atenção do cliente.
Em relação ao prazo de confecção de faixas e banners, é importante que você considere tempo e imprevistos que podem ocorrer. Logo, se você deseja para uma específica data, não deixe de fazer o seu pedido antecipadamente.
Se o seu design já está pronto e só será necessário a impressão, o prazo será em horas, dependendo da quantidade. Agora, se você deseja a criação do design junto com a impressão, considere o prazo de alguns dias para a entrega.
Claro que com todas essas informações você deve ter notado que não é em 10 minutos que você cria e imprime uma faixa ou um banner. E é normal pensar no investimento que será preciso fazer para ter a divulgação que você deseja para o seu comércio.
Mas não se prenda a esse pensamento, peça orçamentos, pense no retorno em vendas que você terá despertando e atraindo a atenção do seu público e feche negócio com uma empresa de comunicação visual de qualidade.
A Forthlux é uma empresa pioneira em Comunicação Visual. Contamos com profissionais especialistas em impressão digital de alta resolução para faixas e banners. Além de trabalharmos com matérias primas de alta qualidade.
Realizamos impressão digital em grandes formatos para produção de adesivos, banners e lonas backlight e fronthlight.
Gostou do nosso conteúdo e deseja fazer um orçamento conosco? Clique aqui para entrar em contato.
1 Comentário
[…] Bandeiras, faixas e banners […]