Faixas e Banners: o que é e quais as diferenças?

sinalização de segurança do trabalho
Sinalização de Segurança do Trabalho: o que é e como implantar
23/03/2021
sinalização de segurança do trabalho
Empresas de Sinalização de Segurança
15/04/2021
Mostrar tudo

Faixas e Banners: o que é e quais as diferenças?

faixas e banners

Faixas e banners são estratégias clássicas de marketing offline para atrair o público. Seus objetivos principais são passar uma mensagem rápida e de fácil compreensão ao leitor.

Essas ferramentas são usadas por grandes marcas até hoje para se afirmarem na lembrança do consumidor, divulgar um serviço/produto e alcançar pessoas — tudo isso numa única jogada.

O uso de faixas e banners são bem comuns. Agora, você sabia que os dois NÃO SÃO sinônimos? Pois é, é sobre isso que falaremos hoje.

Afinal, é essencial que você saiba essa diferença para ter sucesso na divulgação da sua empresa 😉

Neste conteúdo você saberá como diferenciar uma faixa de um banner, quais são suas principais características e ainda como confeccioná-los. Vamos lá?

O que são Faixas e Banners?

faixas e banners

Faixas e banners são ferramentas muito utilizadas na comunicação visual, tanto para divulgar algum serviço ou produto e também para realizar propagandas.

Facilmente encontrados em PDVs (pontos de vendas), feiras e eventos, as faixas e banners são compostos por textos e imagens, passando uma mensagem no intuito de divulgar ou vender.

Porém, mesmo sendo famosos e fáceis de se encontrar nas ruas, muitas pessoas acham que faixas e banners são sinônimos. Mas saiba que cada um têm uma função diferente e servem para diversas formas de propaganda. Veja agora a diferença entre Faixa e Banner!

Quais são as características de uma faixa?

faixas e banners

A principal característica da faixa é o seu formato. Normalmente são confeccionadas no formato retangular e na horizontal (deitado).

Por ser confeccionada em diversos materiais, a faixa pode ser instalada em áreas internas e externas, desde que chame a atenção do público.

Seu acabamento pode ser feito em madeira arredondada, cordão de nylon e ponteira de plástico ou ilhós.

A mensagem da faixa é breve e objetiva. Sendo assim, o texto é curto e de rápida leitura.

As cores são planejadas para chamar atenção. E para isso, é utilizada a técnica de design gráfico chamada diagramação, que distribui e organiza textos e imagens de uma página.

Por fim, é comum vermos as faixas penduradas perto de produtos ou serviços, como em supermercados, inauguração de um novo comércio, promoções de lojas, entre outros.

E quais são as características de um banner?

faixas e banners

O banner também é instalado em ambientes internos e externos. Mas, sempre na posição vertical (em pé).

Muito utilizado para divulgar shows, eventos e festas, o banner costuma ter mais informações que a faixa, por exemplo: número de telefone, endereço ou e-mail.

E diferente das faixas, os banners costumam ser maiores, podendo ir desde os pequenos em 40x60cm até os maiores em cerca de 150x300cm, apresentando uma área maior para a propaganda.

Seu acabamento é semelhante a faixa, a diferença é a posição da instalação.

Por serem confeccionados com imagens e textos menores, eles são indicados para exposição em ambientes pequenos. Ou seja, em que o leitor está próximo para ler. Por exemplo: apresentação de trabalhos acadêmicos, recepção de eventos, ações de marketing, PDVs, entre outros.

Como é feita a confecção de faixas e banners?

faixas e banners

Em primeiro lugar, sempre busque por profissionais capacitados na área de comunicação visual.

Para a confecção de faixas e banners, saiba que é necessário ter materiais, máquinas e tintas específicas para uma impressão de alta resolução e longa durabilidade do produto.

Por ficarem expostos na rua, pegando chuva e sol diariamente, seu material deve ser resistente. Afinal, quem nunca estava passando na rua e se deparou com uma propaganda que parecia estar derretida? Se você deseja driblar essa situação, invista em profissionais de qualidade para cuidar da sua divulgação.

É muito importante pesquisar o melhor material e acabamento para a propaganda que você deseja. Atualmente existem diversos materiais e acabamentos, como: brilhante, fosco, relevo — em ilhós, madeira, etc.

Tudo isso é importante, afinal lembre-se: não basta o design ser incrível, a impressão também precisa ser impecável. Portanto, tenha uma gráfica ou empresa de comunicação visual de confiança para que todo o trabalho seja eficaz ao chamar a atenção do cliente.

Qual o prazo de confecção das Faixas e Banners?

Em relação ao prazo de confecção de faixas e banners, é importante que você considere tempo e imprevistos que podem ocorrer. Logo, se você deseja para uma específica data, não deixe de fazer o seu pedido antecipadamente.

Se o seu design já está pronto e só será necessário a impressão, o prazo será em horas, dependendo da quantidade. Agora, se você deseja a criação do design junto com a impressão, considere o prazo de alguns dias para a entrega.

Claro que com todas essas informações você deve ter notado que não é em 10 minutos que você cria e imprime uma faixa ou um banner. E é normal pensar no investimento que será preciso fazer para ter a divulgação que você deseja para o seu comércio.

Mas não se prenda a esse pensamento, peça orçamentos, pense no retorno em vendas que você terá despertando e atraindo a atenção do seu público e feche negócio com uma empresa de comunicação visual de qualidade.

Imprima suas Faixas e Banners na Forthlux Comunicação Visual

faixas e banners

 

A Forthlux é uma empresa pioneira em Comunicação Visual. Contamos com profissionais especialistas em impressão digital de alta resolução para faixas e banners. Além de trabalharmos com matérias primas de alta qualidade.

Realizamos impressão digital em grandes formatos para produção de adesivos, banners e lonas backlight e fronthlight.

Gostou do nosso conteúdo e deseja fazer um orçamento conosco? Clique aqui para entrar em contato.

 

Avalie este(a) post
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência de SEO Web Marketing

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *