Placas de Sinalização: Prevenção e Combate a Incêndio

placas fotoluminescentes
Empresa de Placas Fotoluminescentes
03/01/2020
placas fotoluminescentes
Placas Fotoluminescentes em SP
14/01/2020

Placas de Sinalização: Prevenção e Combate a Incêndio

placas de incêndio
 

Placas de sinalização: Prevenção e Combate a Incêndio

As placas de sinalização, prevenção e combate a incêndio são um tipo de sinalização imprescindível a qualquer estabelecimento comercial. Elas foram criadas tanto para auxiliar a prevenção, como também para combater o incêndio. Elas são compostas por diversos desenhos técnicos que orientam o que se deve e o que não se deve fazer em situações de incêndio.

Tipos de Placas de Sinalização, Prevenção e Combate a Incêndio

placas de incêndio

De acordo com normas as internacionais e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros brasileiro, existem cinco tipos de sinalização que compõem as placas de sinalização prevenção e combate a incêndio:

  • sinalização de proibição,
  • sinalização de alerta,
  • sinalização de orientação e salvamento,
  • sinalização de equipamentos de combate a incêndio e alarme
  • sinalização complementar.

Sinalização de Proibição

São todas em formato circular, compostas por desenhos explicativos com tarjas em vermelho e em diagonal sobrepostas em cada um deles. A tarja simboliza a proibição das ações descritas em cada situação.

placas de incêndio

Sinalização de Alerta

As placas de sinalização de alerta são em formato triangular, em cor amarela, com ilustrações explicativas para cada caso.

placas de incêndio

Sinalização de Orientação e Salvamento

As placas de sinalização prevenção e combate a incêndio de orientação e salvamento são obrigatoriamente confeccionadas em material fotoluminescente. A base desse material não deverá propagar chamas e nem fumaça tóxica. Contêm todos os desenhos orientando sobre como agir em cada situação durante o incêndio.

Para cumprirem corretamente sua função, as Placas Fotoluminescentes devem seguir as regras estabelecidas pela norma NBR 13434 que exige, entre outras coisas, que a sinalização seja constituída por materiais que não propaguem chamas e que tenham capacidade de funcionar por até 30 horas, quando não houver energia elétrica. Essas placas também devem ser resistentes a ambientes internos e externos e às intempéries do tempo.

placas de incêndio

Sinalização de Equipamentos de Combate a Incêndio e Alarme

A sinalização de combate a incêndio e alarme são projetadas de acordo com os padrões das NBRs 13434, 13435, 13437 e da IT-15 do CBMMG. Igualmente, todas com desenhos explicativos, em formato quadrado e, na maior parte delas, com fundo em vermelho.

placas de incêndio

Sinalização Complementar

A sinalização complementar é a sinalização com mensagens. Este tipo de sinalização apresenta a placa com mensagens explicando o que fazer em cada local, como em elevadores por exemplo: botão para abrir e fechar a porta, saída de emergência, porta corta-fogo, etc.

placas de incêndio

Vale lembrar que a Forthlux é certificada pela ABNT para produzir Placas Fotoluminescentes de acordo com a norma NBR 13434 que é exigida, por exemplo, para obter o AVCB do Corpo de Bombeiros. Entre em contato agora mesmo via WhatsApp
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat