Sinalização de Segurança do Trabalho

a importância das placas fotoluminescentes
A importância das Placas Fotoluminescentes
28/04/2020
sinalização de segurança
Sinalização de Segurança e o novo “Normal”
28/05/2020

Sinalização de Segurança do Trabalho

sinalizacao de segurança do trabalho
 
Você sabe quais são os principais tipos de sinalização de segurança do trabalho? É o que veremos no post de hoje:

As sinalizações fazem parte do dia a dia de todos. Em diversos ambientes é possível notar a presença de orientações e alertas que facilitam a nossa vida. Se muito bem utilizado, essas sinalizações se tornam um meio de comunicação importantíssimo para a prevenção dos acidentes de trabalho.

Para muitos dos especialistas da área de segurança do trabalho, a sinalização é fundamental para a orientação dos trabalhadores em relação as riscos existentes nos locais de trabalho, e também para a orientação correta de certos procedimentos, como informar sobre a utilização obrigatória de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A utilização correta da sinalização de segurança do trabalho é indicada na Norma Regulamentar 26.

O que é a NR 26?

sinalização de segurança do trabalho

A Norma Regulamentadora 26 aborda a utilização de Sinalização de Segurança, e teve sua última revisão ainda em 2011.

Ela traz informações sobre a utilização de cores para a segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, além de abordar a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produto químico.

A NR 26 é bem resumida e fácil de ser compreendida, mas não basta só sinalizar os perigos. É necessário haver uma conscientização sobre o porque da sinalização estar naquele local, e também sobre os riscos encontrados em cada ambiente, afinal o bom treinamento dos trabalhadores também ajuda a diminuir os casos de acidentes ocupacionais.

Tipos de Sinalização de Segurança do Trabalho

cores sinalização de segurança

Toda empresa precisa de diversos tipos de sinalização, confira quais na lista abaixo:


Todas as sinalizações possuem características específicas que precisam responder as exigências legais, sempre lembrando que a padronização é essencial para que trabalhadores do mundo inteiro possam compreender os avisos das sinalizações.

Para isso, a NR 26 classifica os riscos e objetivos através das cores. As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça. Você verá agora como são classificadas as cores na sinalização de segurança do trabalho e os seus significados:

1. Vermelho — Combate ao incêndio

Diferentemente da utilização usual, o vermelho não é usado para sinalizações de perigo, mas para indicar a presença de água e outros produtos de combate a incêndio. Dessa forma, os itens encontrados são, normalmente, hidrantes, caixas de alarme, portas de emergência, extintores e sirenes. São essenciais para evitar que pequenos acidentes se transformem em incêndios de grandes proporções.

2. Amarelo — Cuidado

Da mesma forma que ocorre nas sinalizações de trânsito, a cor amarela é utilizada para indicar cuidado nos ambientes empresariais. São utilizadas, principalmente, em locais e situações que representem algum risco, como pisos molhados, corrimãos, fundos de letreiros, parapeitos e escadas móveis.

3. Branco — Localização e circulação

Branco é utilizado em faixas para indicar passarelas, sentido de circulação e corredores. Além disso, também é usado para mostrar a localização de bebedouros, zonas de segurança e coletores de resíduos.

4. Preto — Presença de combustíveis viscosos

Preto é utilizado em substituição ao branco (ou também combinado) em alguns momentos. Além disso, pode indicar a presença de combustíveis com grande viscosidade, o que é o caso de piche, lubrificantes, óleo combustível e alcatrão.

5. Laranja — Atenção

Como a cor chama atenção, o laranja é muito utilizado para mostrar a presença de possíveis ameaças. É comum na presença de canalizações com ácidos, equipamentos de salvamento aquático, partes de equipamentos móveis, além de dispositivos de corte, como bordas de serras e prensas.

6. Verde — Segurança

Verde é usado para indicar segurança. Dessa forma, a cor é encontrada em caixas contendo os equipamentos de proteção individual (EPI), itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência e sinalizações de portas. Em situações de urgência, a cor é essencial na tomada de decisões.

7. Púrpura — Presença de radiação

A tonalidade está presente para mostrar riscos provenientes de radiações eletromagnéticas e partículas nucleares. Além de equipamentos, está presente em recipientes e portas que tenham vários níveis de radiação.

Como se adequar à NR 26?

sinalização de segurança do trabalho

Para conseguir se adequar à NR 26 e garantir que os colaboradores entendam as cores utilizadas, é importante:

  • evitar variações de cores (para que não exista distrações ou confusões);
  • contar com planejamento prévio (com um especialista em segurança de análise, a partir de um trabalho de análise de riscos);
  • fazer treinamentos (capacitando todos os membros da instituição à correta interpretação das cores e à utilização das boas práticas de segurança);
  • ser claro (a padronização é importante para que mesmo trabalhadores de outros locais consigam interpretar as sinalizações);
  • utilizar palavras corretas (perigo para alto risco; cuidado para médio risco e atenção para riscos leves);
  • atentar-se aos rótulos (substâncias químicas devem ser acompanhadas de palavras de advertência);
  • guiar as pessoas (para que elas encontrem os locais corretos em momentos de emergências).

Investir em sinalização de segurança do trabalho é essencial a todas as empresas que queiram continuar competitivas no mercado. Principalmente em tempos de Pandemia, como a do Coronavírus que estamos vivendo hoje.

Se você precisa de um projeto de sinalização de segurança do trabalho adaptada ao momento de pandemia para prevenção e riscos de contaminação, conte com a Forthlux. Entre em contato agora mesmo e converse com nosso técnico em segurança do trabalho.

sinalização de extintorPowered by Rock Convert
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *