Tipos de Piso Tátil, você quer conhecer os principais e os materiais mais usados? Então esse artigo é para você!
Com certeza você já reparou que muitas calçadas possuem pisos demarcados em relevo na cor amarela, não é mesmo? Pois é, essa sinalização é o piso tátil, que é uma tecnologia utilizada para o auxílio de pessoas com deficiência visual ou baixa visão se locomoverem.
Mas ainda existem vários tipos de pisos táteis. Vamos falar sobre cada um deles e tirar todas as suas dúvidas no post de hoje! Não saia daí! Boa leitura.
O piso tátil é uma tecnologia que serve para auxiliar pessoas com deficiências visuais, sendo elas cegas ou com baixa visão.
Sendo composto por placas com relevos que são aplicadas no solo para que os deficientes possam ser guiados pelos relevos dos pisos.
Muitas pessoas não sabem da existência desta tecnologia, mas ela auxilia vários deficientes a terem autonomia para ir e vir de qualquer lugar de forma natural.
No Decreto Federal nº 5296/2004, o art. 15 diz que é obrigatório a instalação do piso tátil nas calçadas.
Isso se dá por conta da inclusão social dada aos deficientes visuais nos tempos atuais, fazendo com que essas formas de inclusão sejam cada vez mais encorajadas pelo governo.
A NBR 9050 Item 5.4.6.4 estabelece que a sinalização tátil visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas. Isso, quando da ausência ou descontinuidade de linha guia identificável em ambientes internos ou externos para indicar caminhos preferenciais de circulação.
Ou seja, devemos instalar no mínimo uma referência para pessoas com deficiência visual, direcionando as pessoas a chegarem nos locais desejados, sendo internos ou externos.
O piso tátil direcional pode ser utilizado em conjunto com uma guia de balizamento ou um mapa tátil, criando uma rota acessível, nada impede isso. Porém, no mínimo deve ser disponibilizado uma referência.
Os pisos de alerta trabalham juntamente com os pisos táteis direcionais. Juntos alcançam uma rota segura e objetiva para os deficientes visuais ou com baixa visão.
Eles servem, como o nome já diz, para alertar a pessoa que está se locomovendo, sobre degraus, rampas, escadas ou desvios em geral.
Servem também para mudança de direção de pisos direcionais. Conhecidos também como “pisos de bolinhas”.
Além de ser ecologicamente mais correto, o piso tátil de borracha traz mais longevidade para o produto, sendo mais resistentes a mudanças de temperaturas.
Isso faz com que muitos pisos táteis utilizados em shopping, garagens ou aeroportos sejam de borracha.
Além disso, existem opções variadas de cores para os pisos de borracha, podendo servir melhor para pessoas com baixa visão.
O piso tátil de concreto, também conhecido como “piso podotátil”, é utilizado também para pisos de alerta e direcionais. Dependendo da localização de onde serão instalados, o concreto pode se encaixar melhor que o de borracha. Eles são geralmente usados em áreas externas por terem maior durabilidade as intempéries do tempo.
Por ser resistente e fácil de limpar e instalar, os pisos de concreto são bastante utilizados em ruas em geral, grande parte na área comercial com grande movimento.
Possuem uma variedade de cores: azul, amarela, vermelha, cinza e preta. Mas como a matéria prima é diferente, deve-se procurar bons fabricantes especializados nesse material.
Existem em dois modelos: o piso tátil direcional e o de alerta. O piso de inox é muito utilizado em escadarias, rampas, calçadas, estações de trem, estações de metrô e terminais de ônibus. Possui uma melhor aderência, eliminando chances de peças soltas.
Os pisos táteis devem ser utilizados para criar rotas onde deficientes visuais ou com baixa visão, possam ser orientadas de forma segura para chegarem onde queiram.
Calçadas em geral é o lugar onde você mais vai encontrar os pisos táteis, são usados diariamente para locomoção de deficientes visuais.
Shoppings são lugares fechados, mas nada impede que possuam pisos táteis em rotas específicas, hoje em dia não há limites para a inclusão social.
Além disso, lugares abertos ao ar livre também são locais de grande acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Utilizados para orientar na locomoção.
Muitos estabelecimentos comerciais possuem pontos de referência para deficientes visuais. Por exemplo bancos ou lojas, muitos deles estão aderindo a formas de inclusão.
Portanto, o piso tátil torna esses lugares acessíveis para todo tipo de pessoas, e não um obstáculo como eram antes das sinalizações e orientações.
Muitos outros lugares que frequentamos utilizam não somente pisos táteis, mas diversas outras formas de auxiliar deficientes visuais. A inclusão desse grupo de pessoas só vem aumentando de acordo com os anos.
Podemos até achar que ter ou não os pisos táteis em nosso dia a dia não é de grande importância. Porém, devemos pensar que as pessoas que têm alguma deficiência, usam desse tipo de tecnologia para serem autônomas.
Mesmo que possuam qualquer deficiência, ainda são cidadãos e pessoas com direitos vigentes, por isso devem continuar a ter liberdade de ir e vir.
Sendo assim , a importância de formas de orientação crescem ainda mais, não somente os pisos táteis, mas hoje em dia existem diversas formas de auxiliar os deficientes físicos e visuais.
Sem estas tecnologias, os deficientes físicos e visuais não poderiam ir a lugar nenhum sem alguém do lado, ou seja, não teriam autonomia.
Por isso, respeite as sinalizações e não atrapalhe a locomoção de deficientes pelo piso tátil. Conheça mais sobre o assunto e se conscientize.
E, se quiser fazer a instalação do piso tátil na sua cidade, estabelecimento comercial, ou em vias públicas, conte com os projetos e engenheiros da Forthlux Comunicação Visual & Sinalização de Emergência.
7 Comentários
[…] iniciativas como a sinalização de escadas, piso tátil e a própria faixa para degraus de escadas contribuem para construir uma sociedade mais […]
[…] quiser entender como funciona o piso tátil de forma mais aprofundada, basta clicar aqui e conhecer essa técnica essencial para promover a […]
[…] assim, essa norma conta com tipos de sinalização de acessibilidade, que são piso tátil, mapa tátil, placas de sinalização, […]
[…] assim, essa norma conta com tipos de sinalização de acessibilidade, que são piso tátil, mapa tátil, placas de sinalização, […]
[…] assim, essa norma conta com tipos de sinalização de acessibilidade, que são piso tátil, mapa tátil, placas de sinalização, […]
[…] assim, essa norma conta com tipos de sinalização de acessibilidade, que são piso tátil, mapa tátil, placas de sinalização, […]
[…] assim, essa norma conta com tipos de sinalização de acessibilidade, que são piso tátil, mapa tátil, placas de sinalização, […]