Piso para Deficiente Visual: Conheça Tipos e sua Importância

sinalização de escadas
Sinalização de Escadas: como fazer?
23/08/2021

Piso para Deficiente Visual: Conheça Tipos e sua Importância

piso para deficiente visual
 

A Constituição Federal brasileira de 1988 garante que todos têm o direito de ir e vir, mas na prática isso nem sempre é visto. Quando falamos especificamente sobre os deficientes visuais, por exemplo, que possuem pouca ou nenhuma capacidade de enxergar, é ainda mais óbvio esse descaso. O certo seria garantir piso tátil, um piso para deficiente visual, em todos os lugares possíveis, mas isso ainda é algo distante.

Com o piso tátil, é possível melhorar consideravelmente a vida das pessoas que não enxergam tão bem. Apesar de muitas pessoas ainda não o conhecerem, ele ajuda a guiar deficientes visuais por diferentes lugares e podem até mesmo evitar acidentes. A seguir, confira mais sobre o piso para deficiente visual, os diferentes tipos que existem e sua importância no dia a dia.

Piso tátil para deficiente: o que é e para que serve?

O termo “tátil” é referente a algo ligado ao tato, com textura e relevo, e é exatamente isso que representa o piso tátil. Diferente do convencional, que costuma ser liso, ele é feito em um formato específico que permite “lê-lo” com a sola dos pés.

Assim, fica fácil perceber que a sua principal função é guiar os deficientes visuais, tanto os que são completamente cegos quanto os que veem mal. É possível evitar acidentes e dar mais independência aos indivíduos, já que eles conseguem saber quando continuar e parar por conta própria, sem precisar de outras pessoas.

É essencial pensar em meios de tornar a vida dos deficientes mais acessível, afinal, como dissemos no início do texto, todos têm o direito de ir e vir. Ao instalar  o piso tátil com mais frequência pelas ruas da cidade e por estabelecimentos privados, estamos contribuindo com o bem estar individual e coletivo, além de reforçar a segurança.

Tipos de piso tátil

Agora que você entendeu o que é o piso para deficiente visual e consegue compreender sua importância para a sociedade atual, vamos explicar um pouco sobre os diferentes formatos existentes.

Como dissemos anteriormente, esse tipo de piso pode ser comparado a um tipo de leitura feita pelas pessoas conforme elas andam. Assim como o braile, o sistema de escrita para deficientes visuais, o piso tátil também transmite uma mensagem, mas que é interpretada pelos pés. É exatamente por isso que existem diferentes tipos de construção, pois assim os pedestres conseguem diferenciar o local pelo qual estão passando, sem se confundir.

Piso tátil direcional

O primeiro da nossa lista é o piso tátil direcional. Assim como o próprio nome já dá a entender, ele serve para guiar as pessoas conforme elas estão andando, servindo como auxílio para ditar por onde ir, como um acompanhante faz. É uma alternativa muito prática para quem não tem a possibilidade de estar sempre próximo a alguém e precisa se movimentar mesmo assim.

Sua organização é dada por meio de linhas verticais paralelas umas às outras, transmitindo a ideia de continuidade, ou seja, que não há perigo em seguir em frente. Um ponto importante na hora da instalação é ter certeza de que o caminho trilhado é realmente certo, porque caso acabe em uma parede, por exemplo, pode resultar em um acidente. É importante pensar bem no planejamento do piso tátil direcional, pois envolve a segurança de muitas pessoas que confiam neste recurso de acessibilidade.

Piso tátil de alerta

No entanto, ele não é o único, pois existe também o piso tátil de alerta. Diferente das linhas paralelas, como mencionamos anteriormente, este é composto por várias bolinhas distribuídas em um mesmo espaço e que passam a mensagem de “pare”, como a luz vermelha de um semáforo.

Ele pode aparecer em diversas situações, como nos limites de uma calçada, na porta de algum estabelecimento ou próximo a obstáculos no geral, por exemplo. É uma forma simples mas muito eficaz de evitar acidentes, além de contribuir para a acessibilidade de uma parte da população que é tão esquecida e precisa de cuidados específicos.

Por ser uma composição diferente, ela logo chama a atenção quando o pedestre a sente, seja com os próprios pés ou com uma bengala auxiliar. Graças a esse reconhecimento, o fator de alerta surte ainda mais efeito.

A seguir, confira mais sobre as vantagens desse recurso e saiba como eles podem melhorar consideravelmente a vida de deficientes visuais de qualquer lugar.

Vantagens do piso tátil

Como já mencionamos anteriormente, a principal função do piso para deficiente visual é gerar mais independência para quem sofre com problemas nos olhos. Quando o solo é todo igual, fica difícil saber para onde ir e quando é importante parar, por isso torna-se necessário estar sempre acompanhado por alguém.

Quando isso não é possível, a pessoa fica presa, sem poder sair, ou acaba se arriscando, correndo o risco de sofrer acidentes de diferentes magnitudes. O piso tátil pode evitar tudo isso, pois traz funcionalidade e proporciona  diversas vantagens apenas com sua aplicação regular.

Além disso, a aplicação do piso para deficiente não é caro, o que só o torna ainda melhor. Com um orçamento regular é possível aplicá-lo por uma longa extensão e fazer com que mais pessoas tenham direito de se locomoverem de forma independente, com segurança e sabendo exatamente por onde estão indo.

Quer contribuir para que o seu espaço contribua com o bem estar da população com deficiência visual? Continue lendo e descubra como isso pode ser feito!

Quem faz piso para deficiente visual?

Na Forthlux é possível encontrar tudo que você precisa em relação a sinalização, incluindo placas fotoluminescentes e acessibilidade no geral. Por isso, para quem quer contribuir com uma sociedade mais igualitária, prezando por segurança para todos, incluindo deficiente visuais, entre em contato agora mesmo!

Esse avanço só pode ser feito de forma prática e você pode contribuir. Além do piso tátil, pode ser interessante também conhecer os outros serviços oferecidos, como a grande variedade de placas disponíveis, para ajudar também outras pessoas. Sinalização de rota de fuga e extintor, por exemplo, podem salvar vidas. Pense no próximo e entenda como a Forthlux pode te ajudar.

sinalização de extintor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *