Faixa de Sinalização Visual para Degraus de Escada: Conheça sua importância

piso para deficiente visual
Piso para Deficiente Visual: Conheça Tipos e sua Importância
13/09/2021
Sinalização de acessibilidade: como fazer?
21/10/2021

Faixa de Sinalização Visual para Degraus de Escada: Conheça sua importância

faixa de sinalização visual para degraus de escada
 

É incrível perceber o quanto as discussões sobre acessibilidade estão cada vez mais frequentes. Mesmo com os grandes passos que estamos dando, ainda existe muito a ser feito, como por exemplo investir em faixa de sinalização visual para degraus de escada.

Esse item pode até passar despercebido, mas é importante salientar que existem regras estabelecidas pela norma 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que guiam todo o processo com diversas especificações.

Para entender melhor o assunto, continue a leitura!

O que é faixa de sinalização visual para degraus de escada?

faixa-de-sinalização visual para degraus de escada

Como o próprio nome já diz, essa forma de sinalização tem uma cor bem chamativa e é disposta ao longo dos degraus das escadas.

A cor, por ser tão diferente e chamativa, ajuda a indicar às pessoas com baixa visão que existe uma escada em sua frente.

No entanto, a faixa não pode ser colocada no chão de qualquer forma. Existem regras estabelecidas pela norma 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que guiam todo o processo com diversas especificações.

A sinalização visual dos degraus de escada deve:

  • Ser aplicada nas bordas laterais e/ou nas projeções dos corrimãos;
  • Ser Fotoluminescente ou retro iluminado;
  • Ter 7 cm de comprimento e 3 cm de largura, no mínimo;

Tudo isso faz com que a sinalização realmente seja efetiva na vida das pessoas que precisam. A empresa que faz toda a instalação deve estar atenta a cada um dos detalhes!

Para que serve a faixa de sinalização visual para degraus?

Como já deve ter ficado fácil perceber, a sinalização serve para melhorar a autonomia das pessoas com algum nível de deficiência visual.

Ao verem as faixas fotoluminescentes, que chamam bastante atenção, elas conseguem se guiar de forma mais apropriada. 

Além da cor em si, que costuma ser amarelo, azul, verde ou vermelho, a ABNT também faz uma recomendação quanto à textura da faixa. Para eles, a sinalização fica ainda melhor se possuir características antiderrapantes, trazendo ainda mais segurança às pessoas.

faixa de sinalização visual para degraus de escada

Unindo esses dois fatores, a vida das pessoas com deficiência pode ficar mais simples. Elas conseguirão enxergar melhor o que está à sua frente, além de correrem menos risco de acidente, já que o material antiderrapante ajuda a evitar esse tipo de ocorrido.

Ainda falando em material, é importante ressaltar que a durabilidade das faixas é grande. Isso faz com que elas sejam resistentes aos produtos de limpeza.

Água sanitária, produtos alcalinos e até mesmo ácidos não conseguem afetar a constituição das faixas de sinalização, sendo um investimento a longo prazo.

Com tudo isso bem pensado, chega a parte prática: realmente investir em faixa de sinalização visual para degraus de escada.

Por que investir em faixa de sinalização visual para degraus?

Como mencionamos anteriormente, a acessibilidade tem gerado uma discussão grande e é isso que desperta a importância desse tipo de sinalização. 

Pessoas com Deficiência (PCDs), em muitas situações, ficam presas dentro de casa ou apartamento por terem medo de sair na rua e acabarem se machucando, já que muitos lugares são inacessíveis.

Isso está mudando aos poucos, como a implantação de piso para deficiente visual, por exemplo, que permite maior segurança para as pessoas que têm baixa visão ou são completamente cegas.

faixa de sinalização visual para degraus de escada

Assim, a faixa de sinalização visual para degraus de escada também é outro passo para tornar a sociedade mais acessível e permitir que PCDs possam andar livremente e com maior segurança sempre que quiserem.

Vale a pena investir na sinalização para pessoas com deficiência?

A resposta é sim! Em primeiro lugar, o direito de ir e vir, ou seja, movimentar-se livremente, deve ser de todos, de acordo com a Constituição Federal de 1988. No entanto, por falta de acessibilidade, muitas pessoas acabam sem ter esse benefício.

É o caso das pessoas com deficiência que, como mencionamos, às vezes acabam presas por medo de possíveis acidentes.

Assim, iniciativas como a sinalização de escadas, piso tátil e a própria faixa para degraus de escadas contribuem para construir uma sociedade mais igualitária.

faixa de sinalização visual para degraus de escada

Para quem tem empreendimentos e comércios, investir em acessibilidade ajuda até mesmo a aumentar a renda. Ao gerar um espaço livre de perigos para PCDs, eles se sentirão mais à vontade para visitar e consumir, gerando movimentação e boas impressões.

Além disso, instituições governamentais também devem prezar por ações de acessibilidade. Prefeitos, vereadores e demais políticos podem solicitar mais iniciativas nesse sentido, pois gera grande aceitação do público e resulta em uma cidade cada vez melhor.

Seja qual for a sua intenção, você já sabe: conte com a Forthlux! Uma empresa experiente em sinalização de acessibilidade e consegue aplicar os direcionamentos da ABNT para garantir uma instalação segura e duradoura.

Você pode conhecer todas as formas de sinalização com as quais trabalhamos ou entrar em contato diretamente, tanto por e-mail quanto por WhatsApp.

Estamos esperando! Vamos juntos construir uma sociedade cada vez mais acessível e igualitária para todos.

1 Comentário

  1. […] como o piso tátil, a sinalização para degraus de escada também é muito útil para pessoas com baixa visão. A escada, como muitos conhecem, pode ser um […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *