Placa de Extintor: Saiba tudo sobre esse item tão importante

Placas de Segurança: Conheça 3 tipos fundamentais
22/06/2021
placas fotoluminescentes
Placas Fotoluminescentes; saiba tudo sobre
05/07/2021

Placa de Extintor: Saiba tudo sobre esse item tão importante

placa de extintor
 

Você sabia que uma simples placa de extintor pode ser um dos itens de proteção mais importantes para uma edificação em casos de incêndio?

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, abreviada para ABNT, existem diversas medidas essenciais para os cuidados contra incêndios. Essas medidas exercem um papel crucial na vida das pessoas; entre elas está a placa de extintor.

Importância da Placa de extintor

placa de extintor

A placa de extintor tem como objetivo, sinalizar o ambiente de uma forma correta e segura, garantindo que a ação tomada esteja dentro das normas de segurança da ABNT. Elas tem a finalidade de diminuir os riscos, e orientar o local exato do extintor, para assim facilitar o acesso rápido em caso de incêndio.

Características obrigatórias da placa de extintor

Uma das características básicas da placa de extintor é ser definida por símbolos, cores e mensagens. Sua forma é sempre quadrada ou retangular. A cor do fundo da placa deve ser vermelha e o símbolo fotoluminescente segue sempre um padrão proporcional.

placa de sinalização de extintor

Como instalar as placas de extintores?

A placa de extintor deve ficar a uma altura de 1,8m, acima do equipamento em locais como; garagem ou em ambientes de muito movimento de mercadoria, como fábricas ou depósitos.

A sinalização de piso deve também ser incrementada. Se por acaso, houver algo que atrapalhe as pessoas a conseguirem visualizar a placa, é importante colocar a mesma sinalização em um lugar de destaque.

Entretanto, apesar de algumas pessoas acreditarem que sinalizar o extintor através de uma placa já seja o suficiente, a verdade é que, só isso não basta!

Para que todos estejam seguros é preciso seguir os padrões estabelecidos na norma NBR 13434 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, tanto seguindo o posicionamento, quanto sua coloração, medidas e outros aspectos técnicos essenciais.

O Efeito Fotoluminescente das placas de extintores

A placa de extintor é uma orientação para o combate ao incêndio, por isso o efeito fotoluminescente é obrigatório. Quando tudo está escuro, esse efeito ilumina qualquer área por mais de 12 horas.

As placas fotoluminescentes são os primeiros elementos que por segurança as pessoas enxergarão em caso de apagão, o que é muito comum em incêndios.

É importante ressaltar que utilizando placas de extintores fotoluminescente, a visualização será entendida de forma rápida e clara, proporcionando a localização rápida dos extintores.

A localização do Extintor de incêndio

A localização do extintor também precisa ser escolhida estrategicamente, afinal de contas, ele é o principal equipamento em casos de incêndio.

Por essa razão, tanto a placa quanto a sinalização do piso precisa ser implantada e respeitada adequadamente para que haja sucesso, tendo como função informar com clareza e facilidade a localização e posição do extintor.

Agora, além da Placa de Extintor, a Forthlux também trabalha com os seguintes Produtos de Sinalização de Prevenção e combate a Incêndio

  1. Sinalização de proibição
  2. de alerta
  3. orientação e salvamento
  4. equipamentos de combate a incêndio e alarme
  5. e Sinalização complementar

A Forthlux só produz Placas de acordo com as normas da ABNT.

Entre em contato e faça o seu pedido, ou se preferir compre online!

placas fotoluminescentes

 
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

1 Comentário

  1. wellington pereira da silva disse:

    sempre que tiver atualizações pode enviar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *