Sinalização para Empresas: Tudo Que Você Precisa Saber

nr 26
NR 26: Conheça a Norma de Sinalização de Segurança
09/11/2021
NR 18: o que é e quais os principais objetivos
17/01/2022

Sinalização para Empresas: Tudo Que Você Precisa Saber

Você ainda não possui nenhum tipo de sinalização na sua empresa, não é verdade? Se sim, considere a possibilidade de obter a sinalização para empresas!

Ter sinalização na empresa é essencial para garantir a segurança no seu local de trabalho. Caso você não tenha nada instalado, o corpo de bombeiros poderá visitá-lo, sem avisos, e multá-lo com uma quantia que pode chegar a 270 mil reais! Daí você pergunta: “Como assim”?

Bom, para evitar que acidentes ocorram e garantir maior acessibilidade, o governo tem adotado uma série de normas que obrigam o uso de placas de sinalização. Uma das principais normas é a Lei Nº 10.098, que determina a utilização de sinalização de acessibilidade para pessoas com deficiência.

placas braille

Já a Norma Brasileira 13.434 é uma das mais criteriosas. Ela determina os padrões de legibilidade das sinalizações de segurança em condomínios residenciais e comerciais. Após a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, a Lei Nº 13.425 aumentou a rigidez quanto à prevenção e proteção contra incêndios, exigindo rotas de fuga, mapas e pisos táteis e em braile nos estabelecimentos.

Então, para não correr riscos, vamos explicar em detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é uma sinalização para empresas?
  • Quais são os principais tipos de sinalização para empresas?
  • Preciso de uma sinalização para empresas?

Continue lendo para ficar por dentro de tudo!

Antes de começarmos, só te peço que divulgue este artigo entre os seus contatos e deixe um comentário no final, pode ser?

Enfim, vamos entender mais sobre a sinalização para empresas!

Mas afinal, o que é sinalização para empresas?

sinalização para empresas

Agora que você já sabe que há leis que regulamentam isso, vamos aprender o que de fato é uma sinalização para empresas!

A sinalização para empresas são placas nas paredes, nas escadas, nas portas, nos equipamentos ou, até mesmo, penduradas nos tetos. Elas têm a função de fornecer aos clientes e funcionários alertas de segurança, orientações, sinais de saída e muito mais!

Quais são os principais tipos de sinalização para empresas?

Há vários tipos de sinalização para empresas. Existe de fato uma grande variedade que devem usadas. Cada uma delas possui objetivos específicos.

É por isso que é fundamental conhecê-las antes de selecionar uma. Como são muitas, listamos os principais tipos de sinalização para empresas:

  1. Sinalização de alerta
  2. Sinalização de orientação e salvamento
  3. Sinalização de obrigação
  4. Sinalização de equipamento
  5. Sinalização de indicação
  6. Sinalização de proibição

Vamos olhar com calma em cada um delas!

1. Sinalização de alerta

Esse é um dos tipos mais comuns de sinalização para empresas. Basicamente, ele consiste em símbolos de alerta sobre qualquer perigo ou de informações sobre quaisquer regras que existem para manter todos seguros. Eles seguem o formato triangular, com faixa triangular na cor preta, cor de fundo amarela ou fluorescente e símbolo preto.

sinalização para empresas

2. Sinalização de orientação e salvamento

São sinalizações que revelam caminhos, rotas de fuga, escadas, entradas e saídas para você seguir em caso de uma emergência. Possuem forma tanto quadrado quanto retangular, com o símbolo, texto e fundo verdes e  fluorescentes.

sinalização para empresas

3. Sinalização de obrigação

Os sinais de obrigação explicam às pessoas qual comportamento e equipamentos que elas devem adotar em um local próximo. São bastante comuns em áreas médicas, onde o cuidado e a segurança são importantes.

sinalização para empresas

4. Sinalização de equipamentos

Esses sinais indicam onde estão os alarmes e os equipamentos que devem ser usados para combater incêndios. Eles têm a forma de um quadrado ou um retângulo, fundo vermelho, com símbolo e margem fluorescentes.

placa de extintor

5. Sinalização de indicação

Esse tipo de sinalização ajuda as pessoas a encontrar a localização de cada setor dentro da empresa. Geralmente, elas são coladas em uma parede ou penduradas no teto em áreas bem movimentadas, com formatos e cores personalizadas. Porém, em alguns casos, tanto a lei 9.502 quanto a Nº 11.995 exigem certas especificações quanto às mensagens desse tipo de sinalização.

sinalização para deficientes visuais

6. Sinalização de proibição

Já a sinalização de proibição serve para proibir ações que possam causar ou agravar incêndios. Esse é um dos principais tipos de sinalização para empresas, você pode encontrá-los em bancos, shoppings e hospitais. Suas características são a forma circular, a borda branca, a cor de fundo sendo branca ou fluorescente, símbolo na cor preta e faixa diametral e circular na cor vermelha.

sinalização para empresas

Será que eu preciso de placas de sinalização na minha empresa?

Ok, como você já viu lá no começo deste artigo, a sinalização para empresas é de uso obrigatório! Mas para além disso, elas também podem melhorar a eficiência da sua empresa!

Sim, exatamente!

É sempre importante lembrar que a marca de uma empresa não é apenas o seu logotipo, mas também toda a experiência do ambiente corporativo. Desde a fachada aos sinais de indicação de cada setor da sua empresa, é sempre bom demonstrar organização e preocupação em seguir as normas de segurança.

Isso é necessário, pois esses sinais geralmente estão entre as primeiras coisas que um potencial cliente percebe sobre o seu negócio. Por isso, é importante garantir que a sua empresa deixe uma ótima primeira impressão.

Certifique-se de que a sua empresa fornece uma boa sinalização para as pessoas. Isso não apenas deixará o seu empreendimento em conformidade com a lei, como também criará um ambiente seguro e organizado para os seus clientes e funcionários.

E aí, pensando em instalar sinalização para empresas?

Se estiver precisando de sinalização para a sua empresa, conte com a Forthlux!

A Forthlux está no mercado para exceder os padrões da indústria, fornecendo aos nossos clientes soluções de sinalização de excelência por meio de design, fabricação e instalação interna personalizada. Fazemos da eficiência a nossa missão! É por isso que somos sinônimo de tradição em Comunicação Visual e Sinalização Fotoluminescente.

Podemos ajudá-lo em todos os fatores envolvidos na criação da sua sinalização, incluindo requisitos estruturais, questões de regulamentações e licenças, bem como nas características decorativas do seu espaço.

Todos os nossos técnicos são altamente qualificados e extremamente trabalhadores. Também usamos apenas equipamentos de primeira linha. Você pode confiar que faremos o trabalho da maneira certa! Contate-nos hoje através do e-mail ou WhatsApp, e obtenha o que há de melhor no mercado!

Até mais!

Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.