NR 26: Conheça a Norma de Sinalização de Segurança

Sinalização de acessibilidade: como fazer?
21/10/2021
Sinalização para Empresas: Tudo Que Você Precisa Saber
14/12/2021

NR 26: Conheça a Norma de Sinalização de Segurança

nr 26
 

A segurança é algo fundamental para qualquer ambiente. Para evitar possíveis acidentes, existem diversas regras simples que, com um pouco de esforço, podem garantir o bem estar coletivo e esse grupo é conhecido como Normas Regulamentadoras, ou simplesmente NR. Entre elas, uma que merece destaque é a NR 26, regra que fala sobre a sinalização de segurança.

Um ambiente bem sinalizado pode fornecer diversas informações e ainda evitar possíveis acidentes. Por isso, é de extrema importância estar atento aos tópicos determinados na lei para garantir que o espaço seja acessível e, acima de tudo, seguro para todos. Conheça mais um pouco sobre a NR 26!

O que é sinalização de segurança NR 26?

Como já explicamos anteriormente, esta Norma Regulamentadora apresenta diversas informações sobre como aplicar a sinalização de segurança em um ambiente de trabalho.

Para isso, existe um sistema de cores variadas, incluindo amarelo, verde, vermelho e muitas outras. Cada uma delas tem uma representação específica e é essencial ficar sempre atento para que não haja nenhuma aplicação errada, afinal, qualquer confusão pode acabar proporcionando algum acidente.

nr 26

Além disso, também é importante ter em mente que a NR 26 é aplicada em diversos lugares de acordo com a necessidade encontrada, seja em delimitação de áreas, identificação de equipamentos de segurança ou tubulações e assim sucessivamente.

Graças a sua complexidade e importância, é essencial conhecer a Norma Regulamentadora da melhor forma possível para evitar problemas maiores. A seguir, explicamos melhor como ela funciona em detalhes, desde a sua relevância para a sociedade até as cores que fazem parte da NR 26 e onde as aplicações podem ser feitas. Confira!

Qual é a importância da Norma Regulamentadora 26?

Com tudo o que foi exposto, fica clara a principal importância da NR 26: prevenir acidentes no ambiente de trabalho. A necessidade de aplicação da norma fica ainda mais em evidência quando paramos para pensar que o Brasil é, de acordo com a Previdência Social e o Ministério do Trabalho, o 4° país com o maior número de acidentes no trabalho.

Muitos desses casos poderiam ter sido evitados caso preceitos básicos, que já foram definidos, fossem colocados em prática por mais empresas e órgãos governamentais.

Afinal, é por meio da sinalização que é possível informar ao indivíduo como ele deve se comportar em determinado espaço. Caso tenha qualquer zona de perigo, por exemplo, e haja um funcionário novato, pode ser difícil para ele saber que deve manter distância sem que haja algum indicativo disso.

Um outro ponto importante é pensar na fiscalização. Caso um profissional seja contratado para avaliar o espaço e ele perceba que a sinalização de segurança é algo em falta, os responsáveis podem precisar arcar com um alto custo.

Assim, considerando ambos os fatores, fica fácil perceber que a aplicação da NR 26 só traz vantagens, além de contribuir para um ambiente seguro para todos.

Quais são as cores da NR 26?

Para tornar a sinalização mais fácil de ser identificada, foi determinado um padrão de cores com significados específicos. Ele deve ser bem compreendido antes da aplicação, afinal, qualquer confusão pode proporcionar grandes acidentes. A seguir, confira quais são as cores da NR 26 e quando devem ser aplicadas.

  • Vermelho: equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio; sinais de parada obrigatória e proibição; luzes de sinalização de tapumes/barricadas; botões interruptores para paradas de emergência;
  • Amarelo: partes baixas de corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores; a cor indica cuidado, mas quando aparece em uma combinação com o preto costuma indicar perigo duplo;
  • Branco: faixas, setas de sinalização, localização de coletores de resíduos, etc. Costuma sinalizar os sentidos de circulação;
  • Preto: coletores de resíduos; pode estar também associada à cor branca;
  • Laranja: partes móveis e perigosas de equipamentos; parte interna de dispositivos elétricos que podem estar abertas; equipamentos de salvamento para uso aquático;
  • Verde: representa segurança; usada em chuveiros de emergência, faixas de delimitação, caixas de equipamentos, etc.
  • Púrpura: indica perigo relativo a radiações eletromagnéticas; costuma indicar perigo por causa de material radioativo enterrado, recipientes radioativos, equipamentos contaminados por materiais radioativos, etc.

As escolhas das cores e seus respectivos significados têm muito a ver com a imaginação das pessoas que foi construída ao longo dos anos. Por exemplo, todo mundo sabe que verde indica segurança e vermelho causa alerta de perigo. 

nr 26

Assim, é por isso que a descrição das cores na Norma Regularizadora 26 é tão importante. Ela ajuda a evitar erros e instrui qual cor deve representa melhor cada uma das situações, como a ideia de “atenção” que a cor amarela desperta.

Dessa forma, é possível seguir por um caminho mais seguro e aplicar as cores certas em cada ambiente.

Onde se aplica a NR 26?

O padrão de cores para sinalização deve estar em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho. Em alguns espaços, como os mais perigosos, é esperado que a sinalização seja mais frequente justamente para proteger com mais rigor, enquanto em ambientes mais tranquilos a aplicação da NR 26 acaba sendo mais leve.

Na prática, as cores podem estar em diversos locais, como em equipamentos de segurança, tubulações por onde passam líquidos e gases e até mesmo em delimitação de áreas que podem apresentar algum perigo ao público.

No entanto, é importante ter atenção à quantidade de sinalização ao longo do ambiente de trabalho. Afinal, o uso de muitas cores, mesmo em um ambiente perigoso, pode deixar as pessoas confusas e acabar proporcionando algum acidente desnecessário. É essencial prezar pelo equilíbrio: sinalizar quando for necessário, para que todos possam se proteger, mas não exagerar e acabar cansando quem precisa lidar com muita informação o tempo todo, como é o caso dos trabalhadores.

Mesmo que pareça algo muito complexo, a NR 26 é importante demais para ignorá-la. Por isso, é essencial encontrar uma empresa especialista em sinalização, afinal, é a segurança das pessoas que está em risco.

Para isso, conte com a Forthlux Comunicação Visual! Prezamos pelo bem estar de todos e sabemos como a sinalização tem importância durante esse processo. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp e garanta um ambiente mais confortável e seguro para todos à sua volta e de acordo com a NR 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *