As placas de segurança do trabalho servem para orientar colaboradores e visitantes que circulam em um ambiente de trabalho, a fim de evitar a ocorrência de acidentes. O uso das placas de segurança do trabalho em locais que ofereçam riscos ao bem-estar das pessoas é obrigatório e previsto por lei.
As placas devem conter algumas características básicas que são determinadas em manuais de órgãos responsáveis como a norma NR 26. O principal objetivo é tornar fácil a identificação das informações nelas contidas, sobretudo em situações de emergência.
As normas determinam, por exemplo, as cores corretas a serem utilizadas em cada tipo de sinalização e o posicionamento estratégico para que elas sejam vistas com facilidade sem interferir na rotina e trabalho e trazendo total segurança aos usuários.
As placas de segurança do trabalho visa alertar os trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção no ambiente de trabalho (EPI e EPC). É uma medida de prevenção prática, rápida e de fácil entendimento.
A Norma Regulamentadora das placas de segurança do trabalho é a NR-26 – Sinalização de Segurança, publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A NR-26 trata sobre as cores que devem ser utilizadas para indicar e advertir sobre os riscos e a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produto químico.
Adotar a sinalização de segurança no ambiente de trabalho permite o manuseio, estocagem e movimentação de materiais de forma mais segura. Permite a manutenção segura das máquinas e equipamentos, assim como, a execução das atividades do trabalhador de forma segura.
As placas de segurança do trabalho são de extrema importância para a obter um ambiente de trabalho seguro, pois se comunica com os colaboradores, alertando de perigos, indicando locais e rotas a serem seguidas e também serve para reafirmar regras de segurança, como o uso de EPI’s.
As empresas precisam sinalizar, com diferentes tons, os vários perigos que os colaboradores correm durante o dia, além de mostrar quais são as soluções, caso algum problema aconteça. Por isso, as cores utilizadas ajudam a identificar cada tipo de placa de segurança do trabalho. Por exemplo;
São utilizadas normalmente onde há algum tipo de atitudes proibidas em ambientes de trabalho ou no tocante a materiais, equipamentos ou substâncias. É feito o uso de símbolos com fundo vermelho e com formato retangular.
Assim, ocorrerá a eficiente prevenção de acidentes, o que torna o ambiente mais seguro, proporcionando melhor desempenho daqueles que fazem parte do ambiente.
Indica a necessidade de adoção de cautela, precaução ou que não se tenha acesso ao local em virtude do perigo presente. Será instalado um símbolo de cor preta sobre uma base amarela, borda preta em formato triangular.
Essa placa trará a informação que o setor é uma área restrita, traz risco de contaminação ou de queda de objetos, como exemplo, pode ser um espaço de alta tensão, dentre outras condições.
O laranja é normalmente utilizado para alertar possíveis ameaças. Por conta da sua fácil visualização, mesmo em um ambiente com poluição visual, as placas com a coloração laranja são utilizadas para indicar a canalização de ácidos, dispositivos de corte, como bordas de serras e prensas, e equipamentos aquáticos.
Assim como na sinalização de trânsito, o verde costuma indicar segurança. Dentro de um ambiente de trabalho, a cor é encontrada em itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência, na sinalização de portas e em caixas contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Em um contexto de risco, ter sinalização verde no ambiente corporativo é essencial para guiar os colaboradores nas tomadas de decisões em situações de urgência.
Tem como finalidade indicar a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual (EPI), em momentos ou locais definidos. Esse aviso é feito mediante um pictograma branco sobre fundo azul e de forma circular.
Seu principal objetivo é prevenir acidentes no ambiente de trabalho, os quais acarretam grandes prejuízos para os empregados e empregadores.
Um ambiente de trabalho seguro é indispensável para uma boa qualidade de vida para o trabalhador, deve ser prioridade de qualquer empresa o fornecimento de segurança e prevenção aos seus colaboradores. Dentre as diversas formas de manter um ambiente de trabalho seguro, está o uso das placas de segurança do trabalho.
Com toda certeza você já se deparou com diversas destas sinalizações no seu dia a dia, desde as placas que avisam sobre um piso escorregadio àquela que indica a saída de emergência, todas essas são exemplos de sinalizações de segurança.
A Forthlux é uma empresa com experiência no mercado de sinalização de segurança. Conheça nossa loja virtual e veja nossas placas de segurança do trabalho. 😄
Veja também mais artigos que podem ser do seu interesse;
2 Comentários
[…] procure definir um padrão de cores. Esse recurso visual auxilia muito na rápida compreensão dos trabalhadores. A cor vermelha, por […]
[…] tornar a sinalização mais fácil de ser identificada, foi determinado um padrão de cores com significados específicos. Ele deve ser bem compreendido antes da aplicação, afinal, qualquer confusão pode proporcionar […]